Como gravar tela do Windows, macOS, iOS ou Android

Tá pensando em fazer um gameplay e precisa gravar a tela do PC/Smartphone? Então saiba agora mesmo como gravar sua tela usando um PC com Windows, um Mac, um smartphone (iOs ou Android) ou mesmo um tablet!

Gravar tela no PC (Windows)

Sabia que o Windows 10 possui o próprio gravador de tela? Ou seja, não há porque você baixar programas de terceiros para este fim. Está bem escondido, mas existe um gravador destinado à gravação de jogos.

Para encontrá-lo, basta clicar nas teclas [Windows] + [G] no teclado e para iniciar a gravação, clicar em [Windows] + [Alt] + [R]. Para finalizar, use a mesma sequência de atalhos. Os vídeos gravados serão salvos na pasta Vídeos / Captura no formato MP4.

Infelizmente, nem todas as placas de vídeo tem suporte para o gravador do Windows. Elas precisam ter os codificadores: Intel Quick Sync H.260, Nvidia NVENC, AMD ou VCE. Caso teu PC ou laptop não se qualificar, será necessário baixar um gravador de tela gratuito.

Gravar tela em um Mac

Para gravar a tela num Mac com macOS Mojave, basta pressionar o atalho do teclado Shift + ⌘ + 5 e todos os controles para capturar vídeos e imagens estáticas ficarão disponíveis. Caso teu Mac tenha uma versão mais antiga do macOS, você poderá gravar a tela usando o Quicktime Player.

Gravar tela no Android

Tal como algumas interfaces modificadas do Android, como por exemplo a MIUI da Xiaomi, O Android Q também terá o próprio gravador de tela. Na versão Beta, é possível encontrá-lo após ativar o modo desenvolvedor.

Para ativar esse modo, abra ‘Configurações’ e selecione ‘Sobre o telefone’. Toque no número da versão sete vezes e insira suas credenciais de desbloqueio quando solicitado.

Volte às configurações, clique em ‘Opções do desenvolvedor’ e selecione ‘Sinalizadores de recursos’. Encontre o sinalizador ‘settings_screenrecord_long_press’ e alterne o botão para ativá-lo.

Agora você pode gravar a tela do smartphone a qualquer momento pressionando o botão liga / desliga para abrir o menu de opções de energia e mantendo o botão de captura de tela pressionado até que as opções de gravação de tela sejam exibidas.

Gravar tela no iOS

Gravar a tela de um iPhone ou iPad é simples. Basta abrir as ‘Configurações’, seguido de ‘Centro de controle’ e ‘Personalizar controles’ e depois clicar no ícone verde mais ao lado de ‘Gravação de tela’.

Abra o aplicativo que você deseja gravar e deslize para cima na parte inferior da tela (ou para baixo, no canto superior direito, se estiver usando iPhones com gestos ou iPad’s com iOS 12 ou posterior).

Depois clique no botão ‘Gravar’ (um ponto dentro de um círculo) e uma contagem regressiva de três segundos começará. Após o término, a gravação começará.

Para finalizar a gravação, clique no indicador de tempo no canto superior esquerdo da tela e selecione ‘Parar’.

Comentar

William Pompeo

Web designer gaúcho que adora novidades, apaixonado pela tecnologia e por tudo que ela possa oferecer. Idealizador e editor do site ComprasImportadas.com

E-mail YouTube Instagram Facebook Twitter

Publique seu comentário também no Facebook!

Seja o primeiro a comentar em "Como gravar tela do Windows, macOS, iOS ou Android"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*