Como receber seus produtos importados

Depois de escolher os seus produtos, pagar por eles e receber a confirmação de pagamento, chegamos à etapa que implica maior ansiedade em todo esse processo, mas que certamente valerá a pena – a hora de esperar a chegada da(s) sua(s) encomenda(s).

Para entender melhor como funciona toda essa espera, você precisa ter em mãos o número de rastreamento do produto, que é informado por e-mail ou na maioria das vezes, diretamente na página do site estrangeiro onde efetuaste a compra, geralmente através da guia “meus pedidos” (my orders)  ou “meu histórico de compras” (my purchase history), localizada no seu perfil. Lembrando que é necessário esperar que o vendedor faça a postagem obviamente para que tal informação esteja disponível.

Veja também:

Ok, tendo em mãos o número de rastreamento, você pode acessar a guia rastreamento do nosso site. Através deste sistema de rastreamento é que você acompanhará a situação do seu produto, até enfim, recebê-lo.

Você pode acompanhar também o produto pelo seu smartphone, baixando qualquer aplicativo de rastreamento. Eles estão disponíveis tanto para Android, quanto para iOS e alguns deles te avisam inclusive a situação da encomenda em tempo real, ou seja, se o seu produto “saiu para entrega”, você receberá um aviso em tempo real do aplicativo. Para Android e iOS, pessoalmente prefiro o “Chegou?” e, para Windows Phone, o “Te aviso”. Entenda melhor no artigo “Como rastrear meus produtos”.

O processo de rastreamento de encomendas

A primeira informação referente ao seu pacote geralmente é “Postado” ou “Encaminhado” + nome do país original. Depois: “Em trânsito para Unidade de Tratamento Internacional – Brasil” ou algo como: “Conferido – Recebido no Brasil”.

Essas informações indicam que sua encomenda está no território brasileiro e o processo de liberação da mesma se iniciará após fiscalização. O que ocorre no setor de triagem dos Correios que fica interligado a Receita Federal e outros órgãos do governo como Exército, Anvisa dentre outros.

A primeira fiscalização implica no encaminhamento da mercadoria para análise ou tributação e/ou isenção de impostos e liberação da mesma. Caso você tenha importado mercadorias ilegais, tais como drogas, armas, artigos falsificados, receptores de TV — AZbox, AZamerica —, etc, elas são confiscadas neste mesmo setor.

Caso a mercadoria seja legal, ela é encaminhada para a unidade de CTCI (Centro de Tratamento do Correio Internacional) mais próxima, onde poderá ou não ser tributada, de acordo com multifatores, incluindo a própria sorte.

Por exemplo, dependendo da demanda, os funcionários da receita não conseguem examinar todas as encomendas do exterior e selecionam aleatoriamente pelo processo de amostragem.

Chegando na sua localidade

O último setor ao qual sua encomenda é direcionada é o CTE (Centro de Triagem de Encomendas). Aqui sua encomenda é liberada com ou sem isenção de impostos e dependendo do tipo de liberação, você receberá a mesma em casa ou será informado para retirá-la na agência dos correios de sua região, mediante pagamento da tributação.

Geralmente, a informação recebida no aplicativo do smartphone é “saiu para entrega”, o que significa “não saia de casa”, pois o carteiro entregará sua encomenda neste dia.

Pronto! A espera acabou! E se você realizou sua primeira compra seguindo todos os passos corretamente, após receber seu produto você perceberá todas as vantagens de efetuar compras online.

Saiba mais sobre a Unidade de Tratamento Internacional, tempo de espera, triagem e as demais etapas do processo de entrega.

Ofertas do Dia

Ofertas do AliExpress Ofertas da Amazon

Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerado pelas compras qualificadas efetuadas.