5 dicas para deixar seu iPhone antigo mais rápido

É, pessoal… nem mesmo o iPhone é capaz de escapar dos efeitos do tempo.

Assim como todo smartphone, o iPhone também pode ficar mais lento e até mesmo começar a travar conforme vai ficando sobrecarregado ou desatualizado.

Veja também:

Mas, isso não significa que você não pode fazer nada a respeito. Afinal, existem alguns truques que podem deixar o seu iPhone Old but Gold novamente.

Confira agora 5 dicas para deixar seu iPhone antigo mais rápido:

Desinstale apps sem apagá-los

Com a correria do dia a dia, nem sempre temos tempo de apagar aquele app que nunca é usado e fica ali só ocupando espaço, não é mesmo?

A boa notícia é que o iOS traz uma ferramenta que faz isso para você!

A Apple criou um recurso que desinstala automaticamente todos os apps que não são usados há muito tempo, mas sem os deletar completamente. Assim, eles permanecem disponíveis na tela inicial para serem baixados a qualquer momento, e ainda mantém todos os seus dados salvos.

Para ativar o recurso, vá em AjustesApp StoreDesinstalar apps não usados.

Feche apps abertos em multitarefa

Mesmo a Apple já tendo declarado que não é necessário fechar os aplicativos da janela multitarefa, algumas funções de apps, como a localização, continuam funcionando por um tempo até “congelarem”.

Essa demora no congelamento ocasiona lentidões no sistema, e ainda drena a bateria do aparelho.
Por isso, se você tem um iPhone antigo, é bom que você feche os aplicativos em segundo plano.

Para fechar apps em multitarefa no iPhone 8 ou gerações anteriores, acesse o Seletor de Apps pressionando duas vezes o botão Home. Já no iPhone X e gerações posteriores, basta arrastar o dedo de baixo para o meio da tela e “jogar” os apps para cima.

Faça uma limpeza de cache

O cache é o local que armazena temporariamente as senhas, imagens e scripts de sites. Isso agiliza a execução de programas e faz com que a página abra mais rapidamente na próxima visita do usuário.

Porém, com o passar do tempo, o cache acaba acumulando informações, o que ocupa um espaço considerável na memória de armazenamento do seu iPhone.

Para limpar o cache de sites, abra os Ajustes e entre em Safari. Depois, role a tela para baixo e selecione Limpar Histórico e Dados dos SitesLimpar Tudo.

Essa é uma ótima forma de deixar o seu iPhone mais rápido, mas pode ser que você precise refazer o login em alguns sites.

Salve fotos e vídeos na nuvem

Um dos maiores vilões do espaço interno do iPhone são os arquivos de imagens. Por isso, optar por um plano de armazenamento em nuvem, como o iCloud, pode salvar o seu smartphone.

Esses serviços costumam ser bem baratos e permitem que você “limpe” fotos e vídeos do aparelho, liberando memória automaticamente.

Para escolher um plano de armazenamento em nuvem, abra os Ajustes → insira o ID Apple → toque em iCloud Gerenciar Armazenamento.

Limpe as mídias acumuladas do WhatsApp

Já que falamos nisso, você já parou para pensar quanto espaço é perdido com as mídias do WhatsApp?

Todos os arquivos de imagens, áudios, vídeos e documentos baixados no WhatsApp ficam armazenadas no dispositivo e só são apagadas manualmente, o que ocupa espaço de armazenamento do iPhone. Por isso, salve o que for do seu interesse e exclua o que não for.

Para facilitar esse processo, abra o WhatsApp e vá em Configurações Armazenamento e dadosGerenciar armazenamento. Assim, o próprio app vai mostrar os itens que acha muito pesado, e você ainda pode gerenciar os arquivos acumulados explorando conversas e grupos.

Bônus: Desative as atualizações em 2º plano

Existem muitos aplicativos que trabalham “escondidos” e ficam abertos mesmo quando não estão sendo utilizados, consumindo bateria e memória RAM do smartphone.

Esse recurso de “Atualizações em 2° Plano” existe para que o aplicativo abra mais rápido quando você tocar no ícone, como se ele nunca tivesse sido fechado.

Sim, é bem legal não ter que esperar o app carregar, mas se o seu iPhone está lento, isso só faz com que ele fique ainda mais pesado.

Para gerenciar este recurso, vá em AjustesGeralAtualizações em 2° Plano.

Ofertas do Dia

Ofertas do AliExpress Ofertas da Amazon

Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerado pelas compras qualificadas efetuadas.