OnePlus 6 - Photo by Android Authority

5 dicas para deixar seu smartphone Android mais rápido

Depois de alguns meses de uso, é comum que os smartphones fiquem mais lentos, e até mesmo que comecem a travar, por melhor que seja o aparelho.

Isso normalmente acontece por falta de espaço para armazenamento, excesso de aplicativos, ou mesmo em virtude de uma versão desatualizada do sistema. Por isso, vamos lhe ensinar 5 truques para fazer com que o seu smartphone Android volte a funcionar como antes. Confira:

Veja também:

Faça backup das fotos

Aparelhos Android trazem o Google Fotos instalado de fábrica, e você precisa começar a usa-lo se quiser um smartphone mais rápido e funcional.

O Google Fotos é um aplicativo que armazena imagens na nuvem e, por isso, permite que as fotos sejam apagadas do aparelho, o que o deixa muito mais rápido.

Para usar o Google Fotos, basta abrir o aplicativo → clicar na foto de usuário → selecionar Ativar backup → escolher a opção de qualidade desejada. E depois, clicando em Liberar espaço, todas as fotos que foram salvas na nuvem serão apagadas do aparelho, liberando memória automaticamente.

Desative apps em segundo plano

Existem muitos aplicativos que trabalham “escondidos” e ficam abertos mesmo quando não estão sendo utilizados, consumindo bateria e memória do smartphone.

O maior exemplo disso são os aplicativos de redes sociais que, convenhamos, não precisam ficar abertos o tempo todo, principalmente se o seu aparelho estiver travando por falta de memória RAM.

Para fechar os aplicativos em segundo plano, primeiramente é preciso se tornar um desenvolvedor do sistema. Depois, basta ir em ConfiguraçõesSistema e atualizaçõesOpção do desenvolvedorLimite de processos em segundo plano.

Faça uma limpeza de cache

O cache é o local que armazena temporariamente as senhas, imagens e scripts de sites. Isso agiliza a execução de programas e faz com que a página abra mais rapidamente na próxima visita do usuário.

Porém, o acúmulo de dados força o sistema a “separar” mais espaço para cache, o que limita o espaço de armazenamento do aparelho e ainda faz com que ele fique mais lento.

No Android, você pode limpar o cache de duas formas:

Você pode apagar o cache de todos os aplicativos de uma só vez, indo em ConfiguraçõesArmazenamentoLimpar.

* Em alguns aparelhos, essa opção está em Meu DispositivoArmazenamentoDados em cache.

Ou você pode apagar o cache de um app específico em ConfiguraçõesAplicativos → selecionar o aplicativo → ArmazenamentoLimpar Cache.

Desapegue dos papéis de parede animados

Más escolhas também podem fazer com que o seu smartphone fique lento e comece a travar, e um bom exemplo disso são os papéis de parede animados/3D.

Sim, sabemos que eles são bonitos e muito divertidos, mas este tipo de fundo de tela pode tornar o sistema bem mais lento, além de drenar a bateria do aparelho.

Para mudar o papel de parede, basta segurar uma área vazia da tela e selecionar Planos de Fundo. Depois, é só escolher uma imagem bem bonita ou uma linda foto da sua galeria.

Otimize o funcionamento da tela

E já que falamos em más escolhas da tela…
Você sabia que a organização da tela inicial também pode interferir na memória do aparelho?

É, os widgets são muito funcionais e deixam a sua tela inicial bem estilosa, mas eles também ocupam memória do aparelho. Isso acontece porque toda vez que o usuário acessa a tela inicial, o smartphone precisa carregar uma enorme quantidade de dados e aplicativos.

Por isso, fazer uma boa limpeza de widgets pode deixar o seu smartphone Android muito mais rápido!

Bônus: Verifique se há atualizações disponíveis

Ter uma versão desatualizada do sistema operacional não deixará seu smartphone mais lento, mas pode impedir que ele seja otimizado.

Um dos principais benefícios de atualizar o SO é aumentar a performance do aparelho, já que esse processo ajuda a diminuir o tempo de execução de tarefas, o que exige menos esforço do processador.

A atualização do sistema também pode introduzir novas ferramentas para corrigir falhas em aplicativos, além de tornar o aparelho mais seguro e com menos bugs no código do sistema.

Para verificar se o Android tem atualizações disponíveis, basta ir em ConfiguraçõesSistemas e atualizaçõesAtualização do software.

Ofertas do Dia

Ofertas do AliExpress Ofertas da Amazon

Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerado pelas compras qualificadas efetuadas.