Análise completa do Poco M4 Pro 5G

E depois de algumas semanas testando o Poco M4 Pro 5G, esse smartphone super estiloso da Xiaomi, hoje vou contar para vocês quais são os pontos positivos e negativos desse aparelho.

Além disso, vou mostrar todas as fotos tiradas com esse smartphone para você descobrir se ele é mesmo um bom investimento. Confira agora o review completo do Poco M4 Pro 5G:

Veja também:

Poco M4 Pro 5G: design e construção

E parece que a Xiaomi voltou a investir no design Poco, já que dessa vez nos entregou um smartphone super estiloso e muito bem elaborado.

O Poco M4 Pro 5G traz uma parte traseira diferenciada na cor Cool Blue que conta com um lindo acabamento em degradê, o que chama bastante a atenção.

Vamos à construção:

No lado direito do aparelho temos o botão liga/desliga, que também é o leitor biométrico, e os botões de + e – volume. No lado direito, temos uma gaveta para cartões que, infelizmente, é híbrida, por isso precisamos escolher entre expandir a memória do smartphone ou usar dois chips ao mesmo tempo.

Na parte de baixo, ele traz um conector USB tipo-C para um carregamento mais rápido, uma saída de 3.5 mm para fones de ouvidos convencionais, e ainda traz um alto-falante.

Por fim, na parte superior, encontramos todos os diferenciais dessa construção: um microfone extra para uma conversação mais clara; um segundo alto-falante que entrega um som estéreo; e ainda temos um sensor infravermelho.

E como bônus, esse smartphone conta com a proteção ip53 contra poeira e respingos d’água.

Como já comentamos, o Poco M4 Pro 5G foi muito bem elaborado, por isso o único ponto a ser melhorado seria em relação ao seu peso, já que mesmo sendo todo em plástico, ele pesa 195g.

Sim, esse é um peso considerável e poderia causar desconforto ao usuário em decorrência do uso prolongado, mas isso não acontece aqui, pois o Poco M4 Pro 5G teve o seu peso muito bem distribuído.

Poco M4 Pro 5G: tela

O Poco M4 Pro 5G traz uma grande tela LCD de 6.6″ que, apesar de não ser a melhor tela do mercado, entrega um ótimo desempenho e cores muito bonitas.

E além de contar com uma ótima taxa de nitidez de 399 pixels por polegada, ela ainda traz uma taxa de atualização de 90Hz com um excelente desempenho.

É claro que, por ser uma tela LCD, conseguimos distinguir perfeitamente a tela da borda, mas não são bordas muito protuberantes, o que resulta em uma taxa de aproveitamento de 84,8%.

O único ponto que precisa ser revisto nessa tela é a sua quantidade de brilho, pois mesmo quando está no nível máximo, é um pouco difícil de enxergar a tela sob luz solar intensa.

Poco M4 Pro 5G: hardware e software

O Poco M4 Pro 5G traz um processador que não é muito conhecido, mas que também não deixa nada a desejar, o Dimensity 810 5G. Esse processador de 6nm conta com tecnologia 5G, por isso é muito mais eficiente energeticamente falando.

Além disso, o Poco M4 Pro 5G também traz a Mali-G57 MC2, uma placa gráfica intermediária que casou muito bem com esse processador.

Durante o nosso teste do dia a dia, o Poco M4 Pro 5G entregou um excelente desempenho multitarefas, abrindo diversos aplicativos ao mesmo tempo sem travar em nenhum momento

E é claro que fizemos o nosso teste de jogos para comprovar se essa união realmente dá certo, e fomos surpreendidos por um excelente desempenho em jogos pesados como o Call of Duty e o PUBG.

Porém, precisamos admitir que o desempenho gráfico não foi perfeito em jogos mais exigentes, como o Genshin Impact, mas foi uma experiência legal e sem travamentos.

Poco M4 Pro 5G: bateria

Lembra que falamos da eficiência energética do Dimensity 810 5G?
Pois bem, em conjunto com uma bateria de 5000mAh, o Poco M4 Pro 5G foi capaz de entregar 12 horas consecutivas de jogos pesados, o que é um excelente desemprenho para um smartphone intermediário.

Ah, esse teste foi feito com brilho em 50% e o recurso de 90Hz ativado.

Poco M4 Pro 5G: câmeras

O Poco M4 Pro 5G traz um bom conjunto de câmeras onde o destaque fica para uma lente principal de 50MP com abertura de f/1.8. Isso significa que entra bastante luz durante os cliques, o que é muito bom em situações de baixa luminosidade.

Porém, essa não é uma abertura tão boa assim, então algumas fotos perdem um pouco de detalhes e sofrem distorção de cores.

A impressão que tive ao analisar as imagens é de que a maioria das fotos noturnas ficou melhor que as diurnas, mas isso pode variar de acordo com a exposição e até mesmo o gosto do usuário.

Outra questão importante a ser ressaltada é que ele não traz modo noturno para selfies, por isso não dá para esperar um bom trabalho da câmera frontal em ambientes de baixa luz.

Conjunto de câmeras:

Principal – 50 MP, f/1.8, 26mm, PDAF
Ultra grande angular – 8 Mp, 119º

Recursos:

LED flash, HDR, panorama

Gravação:

1080p@30/60fps

Câmera frontal:

16 MP, f/2.5 (wide) 1/3.06″, 1.0 μm

Gravação:

1080@30fps

Confira as fotos tiradas com o Poco M4 Pro 5G:

Poco M4 Pro 5G: vale a pena?

O Poco M4 Pro 5G é um excelente custo-benefício para um smartphone intermediário.

Ele traz uma construção com peso bem distribuído, um design aprimorado para a linha Poco, e ainda conta com infravermelho, dois microfones e dois alto-falantes, o que não é comum de ser visto em aparelhos intermediários.

E ao contrário da maioria dos concorrentes da mesma faixa de preço, ele é capaz de entregar um excelente desempenho em jogos, por isso é perfeito para o público gamer que busca por um aparelho mais acessível.

Por fim, o Poco M4 Pro 5G peca em alguns detalhes nas fotos diurnas, mas tem cliques noturnos muito bons, tirando algumas exceções.

Poco M4 Pro 5G: onde comprar?

O Poco M4 Pro 5G é encontrado nas lojas virtuais abaixo:
AliExpress
Amazon Brasil

Confira a resenha completa, e com vídeos, no canal do YouTube

Ofertas do Dia

Ofertas do AliExpress Ofertas da Amazon

Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerado pelas compras qualificadas efetuadas.