Conheça o Tens: aparelho neuroestimulador que alivia dores musculares

Com o advento tecnológico tivemos muitas melhorias no estilo de vida universal. Hoje, podemos trabalhar em casa e podemos conhecer pessoas mundo afora pelo computador ou pelo smartphone, através da internet. Temos muito mais liberdade e praticidade com a tecnologia em nossas vidas.

Porém, a tecnologia não provocou somente melhorias no nosso modo de viver. A tecnologia também nos fez assumir uma postura muito mais danosa ao corpo. Hoje, passamos muito mais tempo sentado, olhando para uma tela, que muitas vezes está mal posicionada em termos de ângulo e postura.

Veja também:

Hoje, as pessoas estão sentindo cada vez mais cedo os efeitos da má postura, pois passam muito tempo sentadas em posições que forçam a coluna, pescoço e etc. Também passamos muito tempo olhando para baixo, para a tela de nossos smartphones. O que acabou por gerar muitas dores musculares.

Cada vez mais os consultórios de ortopedistas e fisioterapeutas são procurados. E a nova geração deverá sofrer ainda mais, com o acesso precoce a tais tecnologias. Portanto, venho compartilhar hoje a minha história e contar como consegui aliviar a minha dor muscular com o Tens, meu mais novo melhor amigo:

Tens: o que é e para que serve

O Tens é um aparelho que utiliza a neuroestimulação elétrica transcutânea para o tratamento de dores crônicas e agudas. É um método não invasivo muito utilizado por fisioterapeutas e que realmente alivia dores musculares, sem que seja necessário o uso de medicamentos.

No Tens, diferentes impulsos elétricos são aplicados na pele do paciente. É como se você estivesse recebendo diferentes tipos de massagem, só que através de estímulos específicos, que usam o estímulo elétrico para exercer uma ação analgésica. O Tens não é invasivo e pode ser usado todo dia, pois não vicia.

Tens: antes de conhecer

Antes de conhecer o Tens, eu tentei diversos tratamentos. Utilizei diferentes medicações, fisioterapia manual, diferentes tipos de massagens, pilates, acupuntura e etc. Todos esses tratamentos me ajudaram muito. Mas a dor nunca sumiu, sempre foi minha companheira mais fiel.

O meu problema é na cervical e não se sabe se foi ocasionado por um trauma especifico (já que pratico musculação) ou se foi devido a má postura. Os médicos dizem que é um conjunto de tudo, mas que a má postura contribuiu muito, principalmente porque trabalho no computador desde os 17 anos (tenho 31 hoje).

Em 2017, eu mudei radicalmente meus hábitos. Comprei uma cadeira especial para postura. Um travesseiro caríííííssimo para cervical e muitos acessórios, como bolsas quentes, de ervas, produtos fisioterapêuticos e etc… Tudo ajuda, mas o problema é crônico e difícil de controlar.

Recentemente tive mais um quadro agudo e passei um mês sem poder olhar TV no sofá. Trabalhei o minimo possível e fiz uso de medicação, massagens, bolsas, alongamentos e etc. Foi então que pesquisei sobre soluções para aliar dores musculares crônicas e encontrei o Tens.

Tens: meu uso e alívio da dor muscular

Ao comprar o Tens, eu estava meio cético. Mas resolvi tentar. Pesquisei muitos modelos e comprei o modelo Leravan Magic Massager, da Xiaomi. O diferencial dele é que além de promover a neuroestimulação elétrica transcutânea, também atua como bolsa quente, esquentando a área para aumentar a circulação e ajudar no alívio da dor muscular.

Quando o produto chegou, eu tive dificuldades, pois o manual estava todo e apenas em chinês. Mas aprendi a usar através de vídeos no Youtube e descobri que ele possuía 5 tipos de neuroestimulação elétrica, 10 níveis de intensidade e programas pré-programados de 15 minutos.

No primeiro dia que usei já foi incrível. Usei por apenas 15 minutos e já senti alívio imediato. Parecia mentira. Fui dormir e no dia seguinte a cervical estava bem mais relaxada, sem aquele enrijecimento que eu tinha de costume. Eu não sou fisioterapeuta, mas aposto que estava bem menos estressado e com menos contraturas musculares.

Atualmente, eu uso o Tens todo o dia, por somente 15 minutos, sempre antes de dormir. É importante dizer que você precisa ir com calma. Não dá pra usar o Tens no nível máximo, pois isso pode ser danoso. Você tem que se sentir relaxado. Diferente disso, pode forçar e estressar seus músculos e até ter um efeito contrário.

Tens: onde e como comprar

O Tens pode ser comprado em lojas virtuais chinesas, como Banggood, GearBest e AliExpress. É interessante comprar Pads extras. O Tens vem com um Pad (espécie de adesivo) que cola na pele. Há um gel que auxilia na efetivação do processo. Porém, com o tempo, o Pad vai perdendo o gel e precisa ser trocado.

O Tens também pode ser comprado no Mercado Livre, aqui no Brasil. Inclusive o modelo que eu comprei está disponível na loja virtual. Só que os anúncios são internacionais. Ou seja, são vendedores que importam o produto. O prazo de entrega é o mesmo e demora cerca de 25 dias. O preço gira em torno de R$ 160 à 190.

Clique aqui e confira o mesmo modelo de Tens que eu comprei na Banggood.

Tens: principal vantagem e outras indicações

A principal vantagem do Tens é que pude obter alívio das dores musculares na minha própria casa, sem um custo alto, que é o caso dos outros tratamentos. O Tens virou meu melhor amigo, mas tenho consciência que não resolve tudo. Eu ainda tenho consciência que o Pilates é muito importante para o meu quadro, pois preciso de fortalecimento muscular.

Portanto, se optar pelo Tens, certamente você terá uma experiência incrível no alívio de dores musculares. O Tens pode ser usado para diferentes tratamentos, como alívio de dores no pescoço, alívio de dores na costas, alívio de dores nas pernas e etc. Também é utilizado para vasodilatação, redução de inchaço e estimulação da cicatrização de lesões em tecidos moles.

Tens: contra-indicações

Apesar de o Tens não ser uma técnica invasiva e com efeitos colaterais quando usado corretamente. Não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Também existe uma restrição para pessoas que utilizem um marcapasso ou pessoas que tenham doenças cardíacas ou doenças de pele no local da aplicação.

Se você tem dúvidas, consulte um profissional. O Tens é um aliado, mas não dispensa profissionais em momento algum. Antes de eu comprar o Tens, eu falei com 2 fisioterapeutas amigas minhas e também falei com meu ortopedista. Após o aval deles, é que eu comprei o aparelho.

Tens: vale a pena?

Se você não faz parte do grupo que tem contra-indicação, vale muito a pena. Nossa! Eu acordo muito melhor hoje. Ainda sinto dor obviamente. Pois tenho um quadro crônico. Mas a vida voltou a ser colorida e não mais cinza. Eu sentia muita dor e muita frustração.

Hoje, eu trabalho muito mais e aproveito muito mais coisas bobas, como olhar TV. Porém, tenho a consciência que o uso do aparelho não dispensa os profissionais de saúde, bem como os tratamentos indicados para o meu caso, como Pilates e Musculação. Ou seja, não podemos usar somente o Tens e ignorar as mudanças necessárias. Também é importante corrigir a postura, por exemplo, seguindo as orientações do teu profissional.

Ofertas do Dia

Ofertas do AliExpress Ofertas da Amazon

Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerado pelas compras qualificadas efetuadas.