Roteiro de viagem: conheça Sintra, em Portugal

Sintra é o lugar perfeito para aquele bate-volta se você estiver visitando Lisboa. A pequena cidade parece ter saído de um conto de fadas. Com lindos palácios e castelos, nos remete a uma época de nobreza.

Localizada no centro das colinas da Serra de Sintra, apenas 25 Km e 40 minutos em trem a partir de Lisboa. O clima ligeiramente mais fresco da serra atraiu a nobreza e elite de Portugal, cuja construiu palácios requintados, residências extravagantes e jardins decorativos.

A variedade de edifícios históricos fascinantes e as belíssimas paisagens estabeleceram Sintra como um dos melhores destinos turísticos, assim como a viagem complementar mais popular a partir de Lisboa.

Você pode conhecer as melhores atrações da cidade em apenas um dia! Então, chegue cedo e volte ao anoitecer!

Como chegar a Sintra

Estação Rossio, Lisboa

Se você está em Lisboa, a melhor maneira é de trem. Saindo da Estação Rossio em média a cada 20 minutos, a viagem dura cerca de 40 minutos, e a parada final é a estação de Sintra.

Você também pode pegar o trem na Estação Oriente, e a viagem desta estação leva cerca de 50 minutos.

Cuidado na volta para não pegar o trem para a estação errada! Rossio e Oriente são bem longe uma da outra, então certifique-se de voltar para a mais próxima de onde você está hospedado. Todas as informações sobre os trens no site da Comboios de Portugal.

Andando por Sintra

Após desembarcar na charmosa estação ferroviária de Sintra você pode ficar confuso com a melhor maneira de se locomover pela cidade. Apesar de ser uma cidade pequena, algumas atrações ficam no alto da serra, chegar a pé é muito cansativo e toma muito tempo. Para subir ao Castelo dos Mouros ou ao Palácio da Pena, por exemplo, são algumas horas caminhando morro acima.

– Linha 434: Circuito da Pena

Essa linha percorre a parte mais alta da cidade, saindo da estação ferroviária e passando pelo Centro Histórico, onde fica o Palácio Nacional de Sintra, subindo até o Castelo dos Mouros e depois para o Palácio Nacional da Pena. O bilhete custa 5 euros e já está incluída a volta (guarde o bilhete).

– Linha 435: Vila Express 4 Palácios

Percorre a parte baixa da cidade, é um percurso que dá para fazer a pé. Saindo também da estação, passa pelo Centro Histórico, Quinta da Regaleira, Palácio Seteais e Monserrate. O bilhete é único e custa 2,50 euros.

– Hop-On, Hop-Off

Existe também um passe diário que custa 12 euros e você pode subir e descer dos ônibus quantas vezes quiser. Você compra o bilhete no próprio ônibus.

Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira foi minha primeira parada em Sintra. Recomendo que comecem por aqui também, para depois almoçar no centro da cidade e a tarde subir para o Castelo dos Mouros e Palácio da Pena.

É sem dúvidas o lugar mais misterioso e instigante da cidade. Tida como um “livro de pedra”, a Quinta da Regaleira conta uma visão da cosmologia, síntese de memória espiritual da humanidade, cujas raízes mergulham no misticismo. O jardim, uma representação do microcosmo, é revelado pela sucessão de lugares imbuídos de magia e mistério.

Tanto o paraíso quanto o inferno estão representados no jardim. Entrando pela Gruta do Labirinto, nome autoexplicativo, você se perde em galerias subterrâneas tão escuras que somente com uma lanterna para andar por elas, com saídas a vários pontos do jardim, incluindo o Poço Iniciático, ou a Torre Invertida, que se afunda 27 metros na terra com uma escadaria em espiral, e onde, segundo a mística do local, se intensifica a relação entre a terra e o céu.

Castelo dos Mouros

Num dos pontos mais altos de Sintra estão as muralhas do Castelo dos Mouros. O castelo medieval foi construído entre o século VIII e IX pelos Mouros durante a invasão muçulmana da Península Ibérica.

Com uma vista espetacular para Sintra e arredores, as muralhas exigem um pouco de preparo físico para subir todas as escadas até o ponto mais alto, de onde se tem uma visão 360°, incluindo o oceano e o Palácio Nacional da Pena.

Mais está por vir

Como cheguei tarde a Sintra, não pude visitar as outras atrações da cidade. Mas tudo bem, já estou planejando outra visita! Na próxima vez irei mais cedo para poder visitar também o Palácio Nacional da Pena e o Palácio Monserrate.

Comentar

William Pompeo

Web designer gaúcho que adora novidades, apaixonado pela tecnologia e por tudo que ela possa oferecer. Idealizador e editor do site ComprasImportadas.com

E-mail YouTube Instagram Facebook Twitter

Seja o primeiro a comentar em "Roteiro de viagem: conheça Sintra, em Portugal"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*