Como se proteger nas compras online na Black Friday

CPF, nome completo e data de nascimento. Qualquer loja online pede esses dados para fazer uma compra. E com esses mesmos dados alguém pode roubar sua identidade.

Há uma quantidade enorme de pessoas que estão esperando para tirar vantagem de alguém que não se protege apropriadamente. O resultado? Cartões de crédito, dados bancários e até mesmo a identidade roubada.

Para ajudar a manter sua identidade e seus dados salvos, separamos algumas dicas rápidas que podem te proteger quando estiver comprando em uma loja online.

Proteja sua identidade e dados bancários nas suas compras online com nossas dicas. Compre com segurança na internet!

Só compre se a loja virtual tiver conexão segura

As compras online feitas pelo navegador são muito mais seguras quando a conexão entre o seu PC ou telefone com a loja online é protegida por uma encriptação SSL.

Compras online: site de compras com conexão segura HTTPS

Compras online: site de compras com conexão segura HTTPS

Diferente de uma página comum (HTTP), uma página segura (HTTPS) tem um nível de encriptação que proporciona uma segurança ao colocar suas informações, como o número do cartão de crédito. Para saber se uma loja virtual oferece ou não uma conexão segura, basta olhar a barra de endereços do navegador: o endereço da loja online começa com https://? Então é seguro! Alguns navegadores mostram um cadeado ao lado do endereço do site de vendas.

Não compre enquanto estiver usando Wi-Fi público

Wi-Fi de locais públicos, como do shopping center ou do parque da cidade, são convenientes, mas não são tão seguros quanto seu Wi-Fi em casa ou a conexão do seu smartphone.

Pode ser tentador sentar na praça de alimentação depois de comparar os preços das lojas no shopping center para fazer suas compras online, mas cuidado ao colocar seus dados. Mesmo que a loja virtual possua conexão segura, talvez o Wi-Fi não seja.

Além disso, não podemos esquecer do mundo real. Usar seu cartão em lugares abertos pode dar algumas dores de cabeça. Basta uma pessoa má intencionada fotografar a frente e o verso de seu cartão para ela poder fazer compras online usando seu número e código de segurança.

Não deixe seus cartões ou a tela do seu smartphone ou PC a mostra enquanto faz compras online.

Rode um anti-malware e um antivírus antes de fazer as compras online

Se seu PC ou smartphone estiver infectado com um malware (especialmente um do tipo keylogger, que armazena cada coisa digitada por você), será arriscado entrar em um site de compras.

Antes de fazer suas compras online é uma boa ideia escanear seu PC ou smartphone, para garantir que seu dispositivo está limpo.
Avast (PC e Smartphone)
AVG (PC e Smartphone)
Malwarebytes (PC)

Cuidado com os aplicativos falsos

As maiores lojas online entraram de cabeça no mundo dos apps e fornecem uma maneira segura de fazer as compras online.

No entanto, existem apps que não são os oficiais, mas que se mascaram como se fossem da loja virtual e que podem roubar suas informações de crédito. Eles usam o mesmo ícone, o mesmo nome, ou variações do nome…

Tenha certeza de que você está usando um app oficial do site de vendas. Como distinguir? Os apps oficiais tem milhares de comentários e classificações, além de que acessando o site da loja online, você vai encontrar o link para download.

Como se proteger nas compras online na Black Friday

Compras online: há muitas opções de apps de lojas online. Nem todas são seguras.

Existem apps não oficiais que são confiáveis também. É o caso do AliExplorer, por exemplo, um app não oficial do AliExpress disponível para Windows. É um app que está no ar há muitos anos, com milhares de classificações e comentários.

Cuidado com os e-mails falsos

Desde que o e-mail como conhecemos hoje surgiu, surgiram também os e-mails falsos. E é um dos meios preferidos para roubo de dados de quem faz compras online.

Um e-mail que parece legítimo, falando de promoções online ou oferta muito atrativa… e um link que vai para um site que antes que você perceba, instalou algo em seu navegador ou computador.

Se você receber um e-mail com algo que parece muito bom pra ser verdade, ignore qualquer link ou botão e vá diretamente para o site da loja online que supostamente enviou o e-mail. Lá certamente você vai encontrar a promoção do site de vendas na capa, se ela for real.

Pague com cartão de crédito ou PayPal

Pagar com boleto geralmente é bem atrativo pelos descontos dados pela loja virtual. Pagar com débito também. Mas não é seguro. O que não faltam por aí são sites falsos, com que geram um boleto, e que depois que você paga não tem garantia nenhuma de para quem foi o dinheiro. O mesmo vale para o débito. Empresas de fachada, abertas com documentos falsos…

Com cartão de crédito e PayPal você tem a segurança de reaver seu dinheiro em casos de fraude ou de não ter recebido o que comprou. Além disso, o PayPal é uma excelente opção porque o site de vendas jamais saberá seus dados do cartão.

Conheça a reputação da loja

Já me aconteceu. Uma vez, precisando de um ar-condicionado novo, quase comprei em uma loja online boa demais pra ser verdade. A loja tinha conexão segura, mas isso não quer dizer que não era fraudulenta. Ter um domínio HTTPS quer dizer que a sua conexão é segura, mas você não sabe as intenções de quem é o dono do domínio.

Voltando, quase comprei nessa loja virtual, mas resolvi pesquisar sobre, já que não conhecia. Descobri no Reclame Aqui que se tratava de um site fraudulento, que dava grandes descontos para quem pagasse as compras online com boleto bancário, mas que não enviava os produtos. Muita gente caiu no golpe deles. Então conheça a reputação do site de vendas antes de fazer suas compras online!

Comentar
Como se proteger nas compras online na Black Friday

William Pompeo

Web designer gaúcho que adora novidades, apaixonado pela tecnologia e por tudo que ela possa oferecer. Idealizador e editor do site ComprasImportadas.com

E-mail YouTube Instagram Facebook Twitter

Seja o primeiro a comentar em "Como se proteger nas compras online na Black Friday"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*