Dicas para ganhar dinheiro trabalhando em casa

Esta é a continuação do artigo sobre empreendimentos digitais. Acesse antes a primeira parte, clicando aqui.

Gere tráfego para seu site

Primeiro, tráfego é o número de visitas que você recebe no seu website. Os usuários são atraídos não necessariamente pelo seu assunto principal, mas sim pelos artigos escritos que fazem parte do seu site. Basicamente, o primeiro passo para gerar tráfego para o seu site é pensar antes de escrever.

Sim! pensar no título, na URL (endereço do artigo na internet) e principalmente nas palavras chaves que estarão no corpo do seu texto. Conforme você organiza o seu artigo nesses 3 pontos, ele terá maior ou menor visibilidade no ranking de pesquisas do Google, do Bing.

Assim, se você escrever um artigo maravilhoso, porém com título e URL ruins e sem usar as palavras chaves corretas, o seu posicionamento nas buscas desses sites será tão ruim que ninguém encontrará ele para vir a ler.

O título do artigo vai influenciar diretamente no interesse das pessoas em ler ou não o seu artigo. Você precisa deixar claro que seu artigo será útil ao leitor e que ele será beneficiado com tal leitura.

Usar uma palavra chave que transmita o tema principal do artigo é muito importante, mas também é importante que você mostre ao leitor que o artigo é direcionado à ele e que se trata de uma leitura objetiva.

Por exemplo, se fosse escrever algo sobre um produto muito popular que recém foi lançado e quisesse atrair o público e principalmente induzir seus potenciais leitores a clicar no seu artigo, você deveria dividir o título do texto demonstrando ao leitor como essa leitura será benéfica e útil para ele.

Para isso, combine palavras como as do título: ‘Cinco coisas que você precisa saber antes de comprar o novo [nome do produto]’. Note que usamos as palavras “cinco” (demonstrando que a leitura é breve e objetiva), “você” (atribuindo exclusividade aquele leitor), “comprar” e finalmente o “produto” (duas palavras que transmitem o tema e favorecem a publicidade).

Existem várias ferramentas que nos ajudam a escolher as palavras chaves. Uma das mais conhecidas é o Google Adwords Keyword Tool. Com ele podemos consultar palavras e frases relacionadas a determinado assunto que desejamos escrever para saber se existe uma boa audiência para essa frase, palavra.

Ou seja, se o número de pesquisas por mês dessa palavra ou frase é alto e, portanto, se realmente vale a pena escrever sobre. Por exemplo, se eu quero escrever um artigo sobre ‘Compras em Miami’, eu pesquiso por essa frase no Google Adwords e passo a saber se pouca ou muita gente faz pesquisas relacionadas a esse assunto mensalmente.

Se a resposta for positiva, então posso começar a escrever sobre o assunto, pois a probabilidade de receber tráfego e consequentemente ganhar dinheiro com este artigo será muito maior.

Use as redes sociais

Basicamente, ganhar dinheiro na internet envolve escrever bem, apresentar esse conteúdo numa identidade visual agradável e finalmente atrair tráfego para o seu site. Já mencionei acima o principal e mais importante passo para alcançar essa visibilidade e credibilidade.

No entanto, não podemos nos limitar a esperar o leitor vir até nós, precisamos mostrar a ele que temos muito mais a oferecer do que apenas um ou dois artigos. Leitores fiéis são muito importantes para manter a nosso website saudável.

As redes sociais são outra maneira de atrair e manter tráfego contínuo e crescente no nosso site. É através delas que nossos leitores ficam sabendo de novos artigos, novos projetos e qualquer forma de divulgação que as redes sociais possam proporcionar (curtir, compartilhar).

Quando um leitor gosta do seu trabalho ele divulga naturalmente e chama mais e mais pessoas para o seu círculo de público-alvo. É uma forma de divulgação gratuita e muito eficaz. Indispensável para o empreendimento digital.

Procure parcerias

Como mencionado antes, sempre haverá concorrência para o teu website. Ou seja, sempre existirão autores que escreverão sobre os mesmos assuntos que você.

Mas isso não necessariamente significa que você deverá declarar guerra a eles e buscar incansavelmente preencher todas as lacunas à qual eles falharem, pelo contrário. Ter contatos da mesma área e firmar parcerias faz com que ambos ganhem e cresçam cada vez mais. A internet é gigante e há espaço para todos.

O site que tem muitos links (redirecionamentos) provenientes de sites parceiros tem melhor posicionamento nos sites de busca e, novamente, quanto melhor o posicionamento, mais tráfego o teu site terá e mais receita ele irá gerar.

Em outras palavras, se você citar os seus concorrentes e eles citarem você, nos conteúdos de ambos, mais dinheiro na internet vocês ganharão, já que mais pessoas irão visitar e clicar nos seus anúncios publicitários.

Tenha um programa de afiliados

Um programa de afiliados nada mais é do que você receber uma comissão por disponibilizar uma parcela da sua publicidade para algum produto ou marca. É uma forma de ganhar dinheiro fixo mensalmente.

Por exemplo, muitos dos blogs de maquiagem são pagos para manter anúncios publicitários (banners) contínuos e bem localizados no corpo dos sites de determinado produto ou marca famosa. Novamente, é uma forma de gerar receita mensal extra e garantida para o teu site.

O ideal é mapear o banner que for contratado e analisar previamente ao fechamento de um possível contrato, avaliando quanto aquele banner costuma gerar de receita mensalmente. Assim você poderá saber se o contrato é ou não atrativo para a sua receita.

Essas informações podem ser facilmente acessadas na página de estatísticas do Google Adsense. Existem vários tutoriais no site do gigante de busca que te ensinam a interpretar tais dados.

Não se limite

Quando criamos um site, escolhemos um tema central que deverá orientar todo o conteúdo que criaremos no dia-a-dia do nosso trabalho como empreendedor digital. Mas isso não quer dizer que só podemos escrever único e exclusivamente sobre um assunto. Ser coerente é diferente de ser limitado.

Quando você identifica um assunto que te interessa e que você tem conhecimento, você pode e deve escrever e incorporar ao corpo do teu site. Com isso você contribuirá para as necessidades das pessoas e atingirá um novo mercado, gerando e ampliando a receita.

Novamente, precisamos ter propriedade, conhecimento do que nos propomos a escrever. Portanto, estude sobre o assunto e não saia escrevendo qualquer porcaria só porque determinado tema é o assunto do momento.

Logo que o produto ‘pau de selfie’ se popularizou, nosso site recebeu 10x mais visitas porque já tínhamos o produto e já tínhamos um artigo sobre ele. Lembro que uma matéria sobre este produto passou no fantástico e, simultaneamente, o site teve mais de 300 visitas por minuto devido aquele artigo já escrito e que era considerado relevante pelos sites de pesquisas.

Logo que começamos com o site, escrevíamos essencialmente sobre produtos importados. Depois começamos a escrever sobre produtos ligados a tecnologia, depois sobre as viagens que fazíamos e atualmente escrevemos sobre muitos outros assuntos. Todos são norteados pelo tema principal do site, que é sobre compras naturalmente.

Contudo, escrever sobre outros assuntos nos fez atingir novos públicos e ampliar nossa receita.

Invista no seu conteúdo

Como eu disse antes, o tamanho do seu lucro está diretamente relacionado com o tamanho do seu investimento. Artigos bem escritos e bem pensados se destacam e geram receita facilmente porque se posicionam bem no ranking de pesquisas.

Porém, se você deseja atingir mais mercado, inclusive aquele público que ainda não sabe que ‘precisa’ ler o seu artigo, você tem que investir no seu site. É preciso ressaltar que para ganhar dinheiro, precisamos gastar dinheiro.

Existem várias ferramentas para isso. Podemos usar a publicidade paga dos sites de pesquisas como o Google Adwords por exemplo, ou podemos investir através do Facebook, Twitter e outras redes sociais.

Eu utilizo muito essas ferramentas e todas elas demandam alguns conhecimentos básicos de marketing para que não se crie um programa falho para nosso trabalho.

Contudo, existem vários blogs que auxiliam quem está começando no empreendimento digital para não cometer esses erros básicos. Um dos melhores artigos que li nesse sentido é o do Henrique Carvalho, do blog Viver de Blog. Clique aqui e confira as dicas preciosas que ele compartilhou.

Trabalhe muito

Por fim, trabalhe, mas trabalhe muito! Lembre-se que quanto maior o seu lucro, mais trabalho você terá. O trabalho de um empreendedor digital, blogueiro, vlogueiro, enfim… demanda criar conteúdo constantemente e principalmente gerenciar esse conteúdo.

Quanto mais artigos bons e bem gerenciados, maior e melhor posicionado o teu site. Isso atrairá outros contatos da área, talvez novas parcerias, projetos e naturalmente, mais trabalho, dinheiro e sucesso na sua carreira.

Mas tudo isso só virá se você se esforçar para criar sempre conteúdos relevantes, visando o seu público e não apenas o lucro. Novamente, estamos em constante evolução pessoal e profissional e isso possibilita novas oportunidades de trabalho e novos mercados, pessoas, públicos para se atingir.

Ganhar dinheiro na internet é possível e só depende de você!

Seja o primeiro a comentar em "Dicas para ganhar dinheiro trabalhando em casa"

Deixe uma resposta