O que são podcasts e onde posso ouvi-los?

O que são podcasts?

Podcasts são arquivos de áudio digital pré-gravados e editados antes do lançamento, que podem ser ouvidos, baixados e transmitidos através do seu computador, smartphone, tablet e etc. Os podcast’s nasceram em 2004 com o iPhone, mas ganharam grande força recentemente.

Podcasts podem variar de formato. Na verdade, não há um padrão de gravação ou mesmo de tempo de gravação. Eles podem ser solo e ter apenas 30 minutos ou podem envolver muitas pessoas, adquirindo até mesmo um formato de rádio moderno com duração que atinge facilmente 2 horas.

Da mesma forma, podcasts podem variar de apenas alguns episódios a centenas de episódios, com ou sem intervalos, adquirindo até mesmo o formato de temporada. Hoje, existem podcasts de todos os assuntos e interesses. Você pode aprender um idioma ou até mesmo se divertir ouvindo eles.

Assim como o Youtube, podcasts podem ser seguidos. Quando você se inscreve e segue o podcast, você passa a receber as atualizações dos episódios em tempo real, conforme forem lançados. Dependendo do podcast, isso pode significar conteúdo mensal, semanal ou até diário.

Onde estão os podcasts?

Existem muitas plataformas de hospedagem onde podemos encontrar podcasts. As mais conhecidas são: Apple Podcasts, Soundcloud, Anchor e Spotify. Em ambas, você pode encontrar podcasts de todas as categorias de interesses para ouvir no seu celular, tablet ou computador.

No celular, basta entrar na loja do Android para baixar os aplicativos dos programas de hospedagem citados acima, para ouvir os podcasts. Já no iPhone, o aplicativo de podcasts já vem instalado por padrão nos aparelhos da Apple.

Ah! E sabe a Siri, Alexa e Google Assistente? Pois é, você pode escutar um podcast através delas. Basta pedir para a assistente pessoal executar o podcast pelo nome dele. Por exemplo, “Alexa abra o (nome do podcast) no Spotify”.

Os podcasts são gratuitos?

Podcasts são gratuitos, embora tenham anúncios pagos que interrompem a tradutória de tempos em tempos, tal como os anúncios que vemos nos vídeos do Youtube e que nos dão muita raiva em algumas situações, como no meio do vídeo, por exemplo.

Alguns podcasts possuem episódios especiais para assinantes, os quais são pagos. Mas no geral, a maioria vive dos anúncios e patrocínios mesmo. Com o crescimento de um podcast, as marcas da área de interesse que ele atua podem pagar para serem citadas durante o programa.

Posso ter meu próprio podcast?

Se você tem algum conteúdo de valor e algum dinheiro para investir no equipamento de áudio necessário, você pode e deve aproveitar esse novo nicho de mercado. No Brasil, cerca de 50 milhões de pessoas já escutaram um podcast. A cada dia, surgem novos podcasts e esse mercado está em forte ascensão.

Para iniciar, porém, você precisará investir. O equipamento é o fator técnico mais importante. Um bom podcast começa por um bom áudio. E para um bom áudio, você precisará de um microfone dinâmico ou condensador. O dinâmico é ideal para podcasts solo e o condensador para podcasts com vários integrantes.

Comentar

William Pompeo

Web designer gaúcho que adora novidades, apaixonado pela tecnologia e por tudo que ela possa oferecer. Idealizador e editor do site ComprasImportadas.com

E-mail YouTube Instagram Facebook Twitter

Publique seu comentário também no Facebook!

Seja o primeiro a comentar em "O que são podcasts e onde posso ouvi-los?"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*