10 dicas e truques para fazer no seu celular da Xiaomi

Os celulares Xiaomi estão cada vez mais populares graças a sua alta tecnologia e preço justo.

Essa gigante chinesa conta com nada menos que quatro linhas de smartphone (Xiaomi, Redmi, Poco e Black Shark) que possuem em comum a inovadora MIUI, um sistema operacional baseado no Android, mas que traz uma série de recursos exclusivos.

Veja também:

E como a maioria dos usuários desconhece esses recursos, hoje vamos das 10 dicas de truques que só o seu Xiaomi pode fazer. Confira:

Algumas versões mais antigas da MIUI podem não ter todos os recursos disponíveis.

Segundo espaço

Abrimos nossa lista com um truque especial da Xiaomi para quem quer ter mais privacidade e segurança no seu smartphone, o segundo espaço.

No aplicativo Segurança que já vem instalado na MIUI, você pode configurar o Segundo espaço para que outra pessoa possa usar o aparelho sem ter acesso aos seus dados.

E o diferencial aqui, é que você pode cadastrar outra digital em seu espaço alternativo. Assim, você pode desbloquear o aparelho com o “dedo errado” e impedir que outras pessoas tenham acesso as suas fotos, arquivos e aplicativos.

Bloquear app com senha

Outra forma prática de ter mais privacidade no smartphone é bloqueando os aplicativos com senha.

Para isso, basta clicar em Configurações –> Apps –> Bloqueio de apps. Através desse recurso você pode habilitar uma senha ou a digital para bloquear os aplicativos que você escolher.

Proteção de privacidade

E já que estamos falando de privacidade, eu aposto que você morre de medo de que alguém acesse sua câmera remotamente, não é mesmo?

Infelizmente isso é possível, principalmente se você costuma baixar aplicativos ou jogar online.

Mas, calma! As novas versões da MIUI trazem um recurso de proteção que avisa quando a sua câmera, microfone ou localização está ativa, através de uma luz verde que se acende no canto da tela.

Para ativar esse recurso, é só ir em Configurações –> Proteção de privacidade –> Privacy –> Receive notifications about app behavior

Extensão de memória

Já pensou em melhorar a memória do smartphone sem ter que apagar dados ou comprar um cartão?

Na MIUI isso é possível, graças a Extensão de Memória que se encontra nas configurações do aparelho.
Para acessar, basta ir em Configurações –> Configurações adicionais –> Extensão de memória

Assim, o smartphone converterá armazenamento em memória RAM, e você terá entre 1GB e 2GB a mais para aproveitar ao máximo o desempenho do seu Xiaomi.

Remover anúncios

Se tem algo que ocupa memória e incomoda muita gente, são os anúncios dos aplicativos.

E se você é um dos usuários que se incomoda com isso, saiba que a Xiaomi criou uma opção que permite excluir os anúncios em apps padrões do aparelho, e até mesmo de alguns aplicativos baixados.

Para isso, basta acessar o aplicativo, ir em Configurações –> Configurações avançadas –> desabilitar Mostrar anúncios

Transferência de arquivos

Lembra do tempo em que precisávamos de um cabo para passar arquivos para o computador?
Isso ficou para trás graças ao acesso remoto facilitado da MIUI!

Acessando Arquivos –> Opções (três pontos) –> FTP, a MIUI vai criar um endereço IP que permite acesso remoto ao seu Xiaomi. Ou seja, basta colar o endereço no navegador para acessar todos os arquivos do seu smartphone.

Duplicar aplicativo

Se você tem dois perfis em redes sociais e detesta ficar trocando de conta, ou quer usar dois WhatsApp simultaneamente, a função Duplicar aplicativo pode lhe ser muito útil!

Baixar dois apps iguais é impossível, mas a MIUI permite que você duplique qualquer app do seu aparelho. Para isso, basta entrar em Configurações –> Apps –> Dual Apps.

E então, é só escolher o aplicativo que gostaria de duplicar.

Controle remoto universal

Perdeu o controle remoto da TV ou está com preguiça de pegar? Não tem problema!

Os celulares Xiaomi possuem um aplicativo capaz de controlar ar condicionados, TVs, projetores e smart boxes através do sensor infravermelho do aparelho, o Mi Remote.

Para utilizá-lo, basta abrir o aplicativo e selecionar o tipo de equipamento e a marca.

Game Turbo

Se você tem um Xiaomi e ainda não conhece o Game Turbo, já está na hora de testar!

Esse recurso criado especialmente para o público gamer traz varias funções, como a gravação de vídeo durante os jogos, o bloqueador de notificações, controle de dados e ajuste de brilho.

Além disso, ele conta com truques muito legais, como a mudança de voz durante a partida.

Para acessar o Gamer Turbo durante o jogo, basta puxar a tela para a direita. E para usar o truque de mudança de voz, é só entrar em Configurações –> Voice changer

Scanner

Nem todo mundo tem scanner em casa, mas com um smartphone Xiaomi isso não é problema!

As versões mais novas da MIUI contam com um recurso de câmera que reconhece textos e os transforma em documentos automaticamente.

Isso mesmo, caso você tenha um documento impresso e precise envia-lo via e-mail, basta tirar uma foto e editar tudo o que precisa no próprio aplicativo da câmera do celular.

Acredite, ninguém saberá que o documento não foi escaneado!

Bônus

Testar versões Beta

Como toda grande fabricante, a Xiaomi gosta de saber a opinião dos seus usuários, por isso libera versões Beta para serem testadas por quem tem interesse de conhecer a nova versão do SO antes de todo mundo.

E como você pode ser um desses sortudos? Basta dizer a Xiaomi que você quer testar, clicando em Configurações –> Sobre o telefone –> Versão da MIUI –> Clique 3 vezes no logo MIUI –> Opções (três pontos) –> Configuração de atualização –> Receber atualizações antecipadamente

Ofertas do Dia

Ofertas do AliExpress Ofertas da Amazon

Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerado pelas compras qualificadas efetuadas.