10 dicas e truques para fazer no seu celular da Samsung

A Samsung é a segunda maior fabricante de smartphones do mundo, ganhando cada vez mais adeptos dos seus designs exclusivos e tecnologia de ponta.

E além de criar smartphones impressionantes como o Galaxy Z Fold3, a Samsung também conta com a OneUI, um sistema operacional que traz vários recursos que facilitam a vida do usuário.

Veja também:

Por isso, hoje vamos dar 10 dicas para você aproveitar ao máximo o seu Samsung. Confira:

Restaurar configurações de fábrica

Abrimos nossa lista com um truque impressionante da Samsung que você precisa conhecer, mas espero que nunca use, o Restaurar configurações de fábrica.

Não, não estamos falando de resetar o seu smartphone caso você precise, estamos falando do seu aparelho apagar todos os seus dados caso seja roubado ou perdido.

Isso mesmo, se alguém tentar desbloquear a tela com a senha ou padrão errado por 15 vezes, o seu smartphone apagará todos os dados, impedindo uma grande dor de cabeça.

Para ativar esse recurso, vá em Configurações –> Tela de Bloqueio –> Restaurar padrão fábrica

Dual Messenger

Se você tem dois perfis em redes sociais e detesta ficar trocando de conta, ou gostaria de usar dois WhatsApp diferentes, certamente já se decepcionou ao tentar baixar dois apps iguais, certo?

Sim, baixar dois apps iguais é impossível, mas com a OneUI você pode duplicar os seus apps de mensagem, ou seja, você poderá usar dois Facebook, Instagram, Telegram ou WhatsApp.

Para isso, basta ir em Configurações –> Recursos avançados –> Dual Messenger

Carregamento rápido

Alguns aplicativos funcionam em segundo plano, gastando bateria e impedindo que o seu smartphone carregue mais rápido, mesmo quando parecem estar fechados.

Mas, você sabia que existe uma forma de carregar o seu Samsung mais rápido?

Ativando o Carregamento rápido, o seu smartphone irá priorizar o carregamento ao deixar apps em stand-by, por isso terá uma carga muito mais rápida.

Para ativar esse recurso, basta ir em Configurações –> Assistência do aparelho –> Bateria –> Mais configurações de bateria –> Carregamento rápido

Modo Retrato pós foto

Quem aí nunca tirou uma foto e pensou que ela poderia ter ficado bem melhor em Modo Retrato? A boa notícia é que com o seu Samsung você pode mudar isso, graças ao Modo Retrato pós foto.

Sim, a nova versão da OneUI traz esse recurso exclusivo na própria câmera do celular, mas muita gente ainda não sabe disso.

Então, da próxima vez que você tirar um foto e esquecer de usar o modo, basta ir na Câmera –> opções (três pontos) –> Adicionar efeito de retrato

* Vale ressaltar que esse recurso só pode ser utilizado em fotos que tenham um rosto.

Receber notificações

Se você está cansado de perder notificações porque o aviso é muito discreto, olha essa dica!

Os smartphones Samsung contam com uma personalização exclusiva de pop-ups de notificação para que você não perca nenhuma mensagem.

Aqui, você pode personalizar o tamanho e a quantidade de notificações, além de poder escolher se quer ou não um aviso de luzes na tela para chamar a sua atenção.

Para personalizar suas notificações, vá em Configurações –> Notificações –> Configurações de pop-up breve –> Estilo das notificações Edge

Saber quem está ligando

Sabe quando você está dirigindo, ou está longe do celular, e seria ótimo saber quem está ligando?

Pensando nos usuários que estão cansados de parar tarefas importantes, ou mesmo o carro, para atender telemarketing, a Samsung criou um recurso que lê o nome de quem está ligando em voz alta, desde que esteja na sua agenda, é claro.

Para poupar tempo e paciência, basta ir em Configurações –> Acessibilidade –> Interação e habilidade manual –> Atender/Encerrar chamadas –> Ler nome chamadores em voz alta

Som do App Separado

Outro ótimo recurso criado pela Samsung é o Som do App Separado.

Essa novidade Samsung evita que você passe pelo constrangimento de receber um áudio no WhatsApp enquanto transmite músicas para uma caixa de som Bluetooth, por exemplo.

Para que isso não aconteça, acesse Configurações –> Sons e vibração –> Som do Aplicativo separado. Ao ativar o recurso, você pode selecionar o aplicativo e o dispositivo onde quer que ele toque.

Gravação de tela

Você sabia que existe uma forma rápida e prática de gravar a tela do seu smartphone?

Com a Gravação de tela Samsung, você pode gravar tudo o que está acontecendo na tela, além de fazer configurações de prints e sons captados, e ainda poder personalizar a qualidade da imagem.

Para acessar, vá em Configurações –> Recursos Avançados –> Telas capturadas e gravador de telas

Samsung Pay

Usar dinheiro é coisa do passado, bem como usar o cartão de crédito físico!

Com o Samsung Pay você pode cadastrar todos os seus cartões e fazer o pagamento das suas compras apenas aproximando o smartphone da maquininha.

Assim, você nunca mais será pego desprevenido quando esquecer a carteira em casa. Além disso, a cada pagamento você recebe pontos que podem ser trocados por benefícios e prêmios.

* Esse recurso é válido para os modelos com recurso NFC.

Tela em pop-up / Tela dividida

E fechamos nossa lista com um recurso que é sucesso entre os usuários do YouTube, a tela pop-up.

Mas, como somente o YouTube Premium libera essa função, muita gente acredita que não pode aproveitar uma tela dividida, o que não é verdade se você tem um Samsung!

A OneUI traz um recurso exclusivo que abre aplicativos em formato de pop-up para que você possa responder uma mensagem no WhatsApp sem sair do Chrome, ou ainda assistir a um vídeo no YouTube enquanto navega pelo Instagram, por exemplo.

Para liberar essa função, basta abrir o aplicativo desejado –> clicar nas opções (três pontos) –> Abrir na exibição pop-up ou Abrir no modo tela dividida

Dica complementar

Caso o app que você deseja abrir em pop-up não tenha essa opção, você pode habilitar no Samsung Labs a opção de abrir todos os aplicativos em pop-up.

Para isso, vá em Configurações –> clique na lupa (pesquisar) –> digite Labs –> Recursos avançados – Labs –> clique em Labs –> Múltiplas janelas para todos os apps

Ofertas do Dia

Ofertas do AliExpress Ofertas da Amazon

Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerado pelas compras qualificadas efetuadas.