Remover Bloatware (apps pré-instalados) do seu Android sem root

O Android é o sistema operacional de smartphones mais usado no mundo. Tirando a Apple, atualmente qualquer outra fabricante usa o Android, ou alguma versão baseada nele. Mas essa popularização tem um preço, conhecido como Bloatware.

O que é Bloatware?

Bloatware são essencialmente aplicativos pré-instalados que são bloqueados pelos fabricantes dos dispositivos. Em outras palavras, você não pode excluir ou desativar aplicativos OEM da mesma maneira que desinstala outros apps. Enquanto os dispositivos Google Pixel permitem que os usuários do Android desabilitem bloatware, outros OEMs como Samsung, Xiaomi e Huawei restringem qualquer tipo de desativação ou remoção.

O hábito do fabricante de bloquear dispositivos e instalar bloatware não é algo novo. Desde o início do Android o Google permite essa negligência em troca de cada vez mais fabricantes usarem seu sistema e seus serviços como padrão.

Embora um sistema operacional personalizado baseado em Android torne o dispositivo do fornecedor único, o bloatware instalado nos dispositivos ajuda os fabricantes a gerar um dinheiro extra. Além disso, quanto mais customização do Android padrão adicionada, mais controle o fabricante tem. A Samsung é o maior exemplo disso. Sua suíte de apps pré-instalados vão desde players de vídeo até uma ou duas outras lojas de aplicativos, além da Play Store.

Mas calma, existem maneiras de remover os apps pré-instalados! E aqui vamos mostrar como remover Bloatware sem root e sem riscos! Tendo atenção você consegue!

Primeiro saiba de coisas importantes:
1. Você não vai anular a garantia do telefone;
2. O app não será removido do sistema, apenas para o usuário dele, que no caso é você;
3. Se remover algo errado, tente entrar na Play Store e baixar o app de novo;
4. Não deu pra resolver, redefinindo o telefone você consegue;

Remover Bloatware sem root (via ADB)

Um dos bloatware que mais me irrita é o navegador pré-instalado. Não, Samsung, não quero usar o Samsung Internet. Não, Xiaomi, não quero usar o Mi Browser. Eu quero usar o Chrome. Eu quero usar o Firefox. Até mesmo o Edge. E foi por causa do navegador padrão que resolvi ir atrás dessa solução.

Você vai precisar:
– Computador (esse tutorial é para Windows);
– Cabo do telefone;
– O telefone ou tablet em si;
– Uns 30 minutos do seu dia;
– Tesoura sem ponta;
– Ajuda de um adulto;

1. Preparando o terreno

– Conecte o telefone no computador usando o cabo dele e espere o Windows instalar os drivers. Isso dever ser automático, mas se você precisa de ajuda com drivers para o seu telefone, o Google tem uma lista com todos os drivers de smartphones Android para instalar. (link)

– Ainda no computador baixe e descompacte as ferramentas ADB, do site de desenvolvedores do Google. (link)

– Desconecte o seu celular, vá na Play Store e baixe o App Inspector. Esse app é o que vai dizer para você o nome do pacote do aplicativo que você quer remover. (link)

2. Entrando no modo desenvolvedor

Essa parte varia um pouco de fabricante para fabricante, mas o destino final é o mesmo. Geralmente você tem que entrar em Configurações ⇒ Sistema ⇒ Sobre o telefone ⇒ e tocar várias vezes seguidas em Número da versão.

No caso da MIUI 12, o caminho é Configurações ⇒ Sobre o telefone ⇒ Todas as especificações ⇒ Versão do MIUI.

Como eu disse, varia, alguns fabricantes pulam o “Sistema” e já colocam o “Sobre o telefone” na tela inicial das configurações.

Modo desenvolvedor no Android

Agora, volte nas configurações, localize Opções do desenvolvedor e ative a Depuração USB.

Conecte o cabo novamente e selecione “Transferir arquivos”, se perguntar.

Ativando Depuração USB

3. Removendo os apps

Com tudo pronto, hora de remover os apps indesejados! Mas cuidado! Use a lógica. Algumas coisas talvez você ou o sistema precisem e nem saiba. Remova só o que realmente te irrita e você consegue substituir por outros aplicativos (navegador padrão por Chrome ou Firefox, player de vídeo e de música pelo VLC…). Se remover algo que não deveria e não conseguir achar na Play Store para reinstalar, vai ter que redefinir seu dispositivo para os padrões de fábrica.

– Abra a pasta platform-tools que você descompactou as ferramentas ADB baixadas anteriormente. Eu deixei por padrão dentro da pasta Downloads. Só extraí o zip lá.

Segure a tecla Shift no teclado (a que deixa a primeira letra maíscula) enquanto clica com o botão direito dentro da pasta e selecione a opção Abrir janela do PowerShell aqui:

Executando PowerShell

Abrirá uma linda (?) janela azul. É aí que vamos trabalhar!

– Digite na janela azul o comando adb shell. Dependendo de sabe-se lá do que, vai aparecer uma mensagem dizendo que o comando adb não é reconhecido e blá-blá-blá. Então você vai ter que digitar o comando .\adb shell:

Executando adb shell no PowerShell

– Vai aparecer uma mensagem no seu telefone perguntando se quer permitir a Depuração USB, e a chave de comunicação com o seu computador. Diga que sim!

– Quando aparecer QUALQUERCOISA:/ $ significa que estamos em comunicação com o Android.

– Abra no seu telefone o App Inspector que você instalou anteriormente e encontre o app que você quer remover, seja uma loja de aplicativos que não a Play Store, a porcaria do Mi Browser (sim, eu odeio navegador de terceiros) ou qualquer outro que você não queira. Copie o nome do pacote do aplicativo (Package name):

Nome do pacote de aplicativo

– Na janela do PowerShell, digite o comando pm uninstall –k -—user 0 com.nome.do.pacote e dê enter. Quando aparecer a mensagem Success, acabou!

– Repita o comando acima para cada pacote que quiser remover;

Removendo o aplicativo

Fácil, né? Compartilha com seus amigos! Assim mais gente se livra desses apps chatos que só ocupam espaço no telefone!

Terminou de excluir os apps? Desative a Depuração USB para garantir que ninguém consiga acesso ao seu telefone.

Um conselho: desinstalar alguns aplicativos do Android pode tornar seu dispositivo instável. Portanto, é essencial fazer escolhas sábias para os aplicativos do sistema que você desinstala. Além disso, lembre-se de que realizar uma redefinição de fábrica irá recuperar todo o bloatware removido por meio dos métodos acima. Basicamente, os aplicativos simplesmente não são excluídos do dispositivo; eles estão apenas desinstalando para o usuário atual, que é você.

Por último, você ainda receberá todas as atualizações oficiais do fabricante! Em caso de uma atualização grande de sistema, talvez os apps voltem e você vai ter que repetir esse tutorial.

Comentar

William Pompeo

Web designer gaúcho que adora novidades, apaixonado pela tecnologia e por tudo que ela possa oferecer. Idealizador e editor do site ComprasImportadas.com

E-mail YouTube Instagram Facebook Twitter

Publique seu comentário também no Facebook!

Seja o primeiro a comentar em "Remover Bloatware (apps pré-instalados) do seu Android sem root"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*