Como instalar a GCAM em qualquer smartphone Android (sem root!)

A GCAM (Google Camera) é hoje o software de câmera mais procurado pelos donos de smartphones Android. Seja do mais simples, ao mais avançado.

A popularização da GCAM se deu principalmente no ano passado, quando o recurso “Night Sight” (Modo noturno) revelou ao mundo o poder do aplicativo da câmera nativa do Google em melhorar fotos em situações de pouca luz.

Porém, tais melhorias não são novidade. Isso acontece desde o Pixel 2, quando diversos donos de smartphones perceberam como suas fotos ficavam mais vivas, nítidas e claras ao serem clicadas através da APK da GCAM.

Por isso hoje, desde os smartphones Android de entrada, intermediários até mesmo os tops de linha estão tendo suas câmeras nativas substituídas pela APK da GCAM. Por que afinal de contas, todos queremos fotos cada vez melhores e portanto, hoje te ensinamos como instalar a GCAM em qualquer smartphone Android.

Certifique-se de atender aos requisitos

Instalar a GCAM é possível na maioria dos aparelhos, visto que a grande maioria atende os requisitos. Porém, alguns smartphones mais antigos ficam de fora, já que o requisito principal é ter um aparelho com Android acima do 7.1.1 Nougat.

Para saber se seu smartphone possui o Android 7.1.1 basta entrar nas configurações do aparelho, depois clicar em “Sobre” ou “Sobre o aparelho” e pronto! A versão do Android estará listada juntamente com as demais especificações de software e hardware.

No vídeo abaixo eu testei a GCAM no Pocophone F1 e vocês precisam ver a diferença:

Saiba escolher a APK da GCAM correta

Muitos smartphones hoje já possuem a versões modificadas da GCAM que são específicas para tais modelos. E isso é muito bom porque aumenta o número de funções liberadas na GCAM.

Por exemplo, se você jogar no Google ou mesmo no Youtube: “GCAM Xiaomi Mi 8”, aparecerão versões de APK da GCAM específicas para o Xiaomi Mi 8. Então, basta escolher a mais recente. Ou seja, a versão para o Android 9 Pie. Que por falar nisso, é a única com o modo “Night Sight” incluído.

Onde baixar a GCAM para meu smartphone Android

Como eu mencionei, as diferentes APK da GCAM existentes hoje contemplam vários modelos de smartphones. Por isso, antes de baixar uma GCAM genérica, procure a APK da GCAM aqui.

No link acima, há uma atualização contínua de APKs para diferentes smartphones Android do mercado. Portanto, se você não encontrar o teu modelo lá, provavelmente não encontrará na internet e terá que instalar uma versão genérica com menos recursos liberados.

Meu telefone não tem APK da GCAM própria. E agora?

Se você não encontrou uma APK especifica para o teu modelo, visite o site da Google Camera e baixe um modelo conforme os requisitos supridos pelo teu modelo. Por exemplo, se o teu smartphone tem um Android 8.1, será necessário escolher a GCAM dessa versão de Android.

Porém, confira também outros requisitos, como a arquitetura do teu processador. Pois uma versão de APK GCAM desenvolvida para um processador com arquitetura ARM64 não rodará com processadores com arquitetura inferior. Portanto, esteja atento aos detalhes. Sites de tecnologia, como o “gsmarena.com” costumam fornecer esse detalhamento de hardware.

Como instalar a GCAM no meu smartphone Android

Agora que você achou a APK correta pro teu modelo de aparelho ou uma genérica que reflete os requisitos da Google, basta instalar a APK da GCAM. Mas antes, é necessário ativar a opção que permite a instalação de fontes desconhecidas no sistema.

Do contrário, após o download da APK, o aparelho bloqueará a instalação da GCAM. Por isso, para desbloquear totalmente a instalação da GCAM, basta ir em Ajustes > Configurações > Segurança.

Como liberar todas as funções da GCAM

Nem todas os aparelhos são compatíveis com as funções da GCAM. Como mencionado, aparelhos mais modernos e com Android 9.0 Pie suportam a função “Night Sight” (Modo noturno), por exemplo. Mas outros aparelhos não.

Porém, independente disso, a grande maioria das funções, como as funções de “HDR+” e “Foco automático de rastreamento de movimento” costumam funcionar. E somente com essas funções, as melhorias já são gritantes!

Comentar

William Pompeo

Web designer gaúcho que adora novidades, apaixonado pela tecnologia e por tudo que ela possa oferecer. Idealizador e editor do site ComprasImportadas.com

E-mail YouTube Instagram Facebook Twitter

Seja o primeiro a comentar em "Como instalar a GCAM em qualquer smartphone Android (sem root!)"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*