Como comprar e usar a máquina de cartão SumUp Top

A SumUp é uma empresa de pagamentos digitais com matriz em Londres que foi fundada em 2011. Seus investidores incluem nomes de peso, como American Express, BBVA Ventures e Groupon. No Brasil, o escritório está situado em São Paulo.

Atualmente, a SumUp oferece as melhores opções em taxas do mercado e não possui taxa de adesão, nem aluguel. Existem 3 modelos de máquinas cartão: SumUp Top, SumUp On e SumUp Total. À seguir, um tutorial completo de como pedir e utilizar a SumUp Top, modelo mais básico e acessível. Confira:

Conheça a SumUp Top

A SumUp Top é uma das menores e mais compactas maquininhas de cartão do mercado. Trazendo apenas um corpo com teclado numérico sensível ao toque e 3 botões que contemplam as funções: Cancelar, Limpar e Confirmar. Na lateral, temos a entrada de cartões e o botão para ligar/desligar.

Ademais, temos um a compartimento lateral para acessar as pilhas 3A (pilhas palito). Ou seja, é uma construção prática, compacta e de fácil transporte, que nos permite levá-la no bolso, para eventuais vendas externas.

Na caixa da maquininha de cartões da SumUp, temos alguns adesivos das principais bandeiras aceitas pela empresa, um guia rápido que ensina como conectar a máquina e uma capa de silicone que ajudará no uso diário e será muito útil em caso de acidentes.

A SumUp Top aceita as principais bandeiras de cartões de crédito, como: MasterCard, Visa, Elo, Hipercard, America Express, Hiper e etc. Entretanto, a SumUp Top não aceita cartões de alimentação/refeição, ainda.

Principais diferenças entre as máquinas SumUp

A principal diferença do modelo Top é que ele necessita obrigatoriamente de um smartphone. Ou seja, não há conexão de dados (chip). Portanto, é necessário que a máquina esteja conectada via Bluetooth com um smartphone (Android ou iOs).

Ademais, diferente dos outros modelos mais caros, esse modelo não imprime bobinas (recibos, comprovantes de pagamento). Porém, existe a opção de enviar esses documentos via SMS ou e-mail, através do aplicativo oficial da SumUp.

Outra diferença para os modelos mais caros, é que essa maquininha não possui bateria recarregável. Em vez disso, a SumUp top vem com 2 pilhas 3A. A duração dependerá muito do uso diário.

Por fim, todos as negociações são executadas diretamente no aplicativo da SumUp. E não numa tela, como nas soluções mais caras da SumUp.

Taxas para pagamentos na SumUp

A SumUp não tem mensalidade. Você só paga quando vende e essas são as taxas e planos:

Para vendas no débito, você paga uma taxa única de 1,9% por venda e recebe em até 1 dia útil, tanto na conta bancária quanto no Cartão SumUp.

Para vendas no crédito, você pode escolher dois planos de recebimento, com as seguintes opções de taxas:

PLANO ANTECIPADO

    4,60% à vista
    +1,50% a cada parcela
    1 dia útil pra receber as vendas

PLANO ECONÔMICO

    3,10% à vista
    3,90% de 2x a 12x
    Receba em parcelas a partir de 30 dias

Como comprar a máquina de cartão da SumUp

Antes de mais nada, as máquinas da SumUp podem ser usadas tanto por pessoa física (PF), como por jurídica (PJ). Quando pedir a maquininha, durante o processo de cadastro, você deverá informar em qual condição se enquadra.

E pra pedir a máquina é fácil, basta entrar no site oficial da Sumup, clicar em “pedir maquina” e efetuar um cadastro rápido, com e-mail e senha. Então você deverá escolher uma das 3 opções de maquininhas. Considere as diferenças citadas.

Depois você será redirecionado para um cadastro mais completo, onde vai informar dados do negócio (como setor de atuação), dados pessoais para entrega da maquininha. Além da forma de pagamento. Dá pra pagar no boleto ou em 12x no cartão de crédito. O valor é o mesmo.

Por fim, você deverá fornecer uma conta bancária para receber os pagamentos que serão realizados futuramente na máquina de cartão da SumUp e depois é só confirmar e esperar a maquininha chegar. O prazo médio da entrega é de 7 a 15 dias.

Como conectar a SumUp Top no celular

Para estabelecer conexão entre o celular e a SumUp, você terá primeiro que baixar o aplicativo da SumUp na loja de aplicativos (PlayStore ou AppStore) e após, vai abri-lo para parear/conectar a máquina da SumUp com o teu smartphone. Os passos são:
– Clique no menu;
– Depois clique na opção “máquina de cartão”;
– Depois escolha o modelo da tua marca (ex.: máquina top);
– Por fim, confirme o PIN (localizado na parte traseira da tua máquina) e clique em “conectar”.

A Sumup Top (modelo utilizado no exemplo desse post) pode ser pareada com vários dispositivos (smartphones) ao mesmo tempo.

Agora que tudo está funcionando, dê uma olhadinha no menu do app. Existem várias funcionalidades úteis, como conectar impressora, cadastrar funcionário, chat de suporte pra tirar dúvidas e uma opção para calcular as taxas das vendas (simular venda).

Como fazer venda digitada na SumUp Top

Pra iniciar, basta colocar o valor do produto vendido na opção “vendas” (primeiro ícone do app) e clicar em pagar. Depois, você precisará selecionar o tipo de venda (débito ou crédito) e após é só inserir o cartão correspondente na maquininha.

A senha do comprador será solicitada e depois que ela for informada pelo cliente, basta confirmar no botão verde. Como dito anteriormente, a SumUp Top não imprime bobinas, então você não poderá imprimir um comprovante de pagamento.

Em vez disso, o aplicativo da SumUp oferecerá a opção de enviar o comprovante via SMS ou e-mail. O envio é gratuito. Para enviar, basta digitar as informações na tela (e-mail do cliente ou número do celular) e confirmar o envio.

Como estornar venda na SumUp Top

Para estornar uma venda na máquina da SumUp, basta escolher a opção histórico de vendas, no menu, selecionar a venda a ser cancelada e escolher a opção “estornar” nos “3 pontinhos”. Certifique-se de escolher a venda correta a ser estornada.

Agora, por motivos de segurança, sua senha será solicitada e depois a venda será cancelada e o pagamento estornado. Um comprovante de estorno também pode ser enviado ao cliente através da tela seguinte. Clique em “3 pontinhos” e escolha “enviar comprovante”.

Novamente, o aplicativo da SumUp oferecerá a opção de enviar o comprovante via SMS ou e-mail. Escolha a opção desejada pelo teu cliente e confirme.

Comentar

William Pompeo

Web designer gaúcho que adora novidades, apaixonado pela tecnologia e por tudo que ela possa oferecer. Idealizador e editor do site ComprasImportadas.com

E-mail YouTube Instagram Facebook Twitter

Publique seu comentário também no Facebook!

Seja o primeiro a comentar em "Como comprar e usar a máquina de cartão SumUp Top"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*