Análise do OnePlus 6: o smartphone mais rápido do mundo

O OnePlus 6 é o mais novo flagship da OnePlus e traz um conjunto de hardware poderoso, aliado a uma relação de custo-benefício imbatível.

Com uma construção belíssima e custando apenas US$ 529 no seu modelo mais básico, o top de linha se tornou uma das primeiras opções de compra dos fãs de tecnologia.

Mas será que o flagship realmente entrega tudo que promete? E o mais importante, será que honra seu slogan publicitário que sugere ser ele a rapidez que procuramos num flagship?

Saiba as respostas para essas e outras perguntas abaixo na pré-análise do OnePlus 6 e seus principais recursos agora mesmo:

Análise do OnePlus 6: design

A primeira vista, já vemos mudanças significativas na aparência do OnePlus 6. O polêmico mas tendencioso entalhe está presente e temos também uma construção toda em vidro, com câmeras reposicionadas e um leitor biométrico redesenhado.

Temos uma tela 0,27 polegadas maior e uma construção mais frágil teoricamente, porém mais robusta tecnicamente, já que ambas as partes traseira e frontal são finalizadas com a proteção Gorilla Glass 5.

A pegada segue suave e agradável, mesmo com uma corpo 15 gramas mais pesado (177 gramas) e 0,45 mm mais grosso (7,75 milímetros de espessura).

Ademais, temos uma mudança no controle deslizante e na gavetinha para cartão SIM. Ambas foram invertidas e tornaram o uso do smartphone mais funcional. O conector de 3,5mm ainda segue presente, felizmente. Porém, ainda não temos uma certificação IP68 ou superior.

O OnePlus 6 traz 3 cores com traseira em vidro, mas ambas possuem um acabamento diferente, tornando o efeito menos evidente nas cores Midnight Black e Silk White, objetivando agradar todos os gostos.

Análise do OnePlus 6: tela

O OnePlus 6 traz uma atualização técnica tímida, com uma resolução ligeiramente maior (1080 x 2280) mais ainda no universo Full HD (1080p).

Apesar disso, temos uma tela AMOLED com cores vibrantes, ótimos ângulos de visão, pretos realmente escuros e muito brilho para o uso externo.

Para agradar os mais exigentes, o OnePlus 6 traz um modo sRGB que promete melhorar a precisão das cores, além de permitir o já conhecido ajuste da temperatura das cores.

Análise do OnePlus 6: hardware

Os fãs não esperavam menos que a excelência para o OnePlus 6 e a empresa tratou de corresponder a essas expectativas, construindo seu carro-chefe com nada menos que o Snapdragon 845, o chipset mais rápido da atualidade.

Ademais, ele é vendido em versões de 6GB de RAM e 8GB de RAM, além de opções de 64 GB, 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno. Infelizmente, o aparelho segue sem possibilidade de expansão via Micro-SD.

O OnePlus 6 não traz a tecnologia de áudio da Dolby Atmos, optando pela Dirac HD Sound. Tecnicamente falando, ambas fornecem a mesma experiência auditiva mais otimizada e mais imersiva.

O leitor biométrico está mais rápido e agora desbloqueia o aparelho instantaneamente. Pra quem não curte usá-lo, pode-se contar com a tecnologia de desbloqueio facial, que no OP6 foi aprimorada e agora é mais confiável e responsiva.

Análise do OnePlus 6: software

O OnePlus 6 roda a OxygenOS, uma interface própria baseada no Android 8.1 Oreo e já suporta o Android P, através do programa oficial: Android Beta.

É um sistema rápido, fluído e que torna o Snapdragon 845 ainda mais eficiente. Não vemos aquela enxurrada de Apps desnecessários na OxygenOS, o que torna o sistema muito mais limpo e refinado.

Alguns dos recursos funcionais do OxygenOS são: o Parallel Apps – aquele recurso que permite login múltiplo em redes sociais – e os gestos de navegação, que facilitam e maximizam a experiência do usuário.

Análise do OnePlus 6: testes de desempenho

Baseado nos testes de desempenho dos benchmarks: Geekbench, AnTuTu e 3D Mark, realizados pelo site Android Authority, o OnePlus 6 parece ter feito jus ao slogan publicitário do aparelho: “The Speed You Need”.

No teste de velocidade, o GeekBench coroou o OnePlus 6 como mais rápido, pois o dispositivo atingiu a pontuação de 2.454 para single-core e 8.967 para multi-core. Em comparação, o Galaxy S9 Plus atingiu 2.144 e 8.116, respectivamente.

Já no teste de performance completa da AnTuTu, que leva em conta vários aspectos, o Galaxy S9 Plus segue como smartphone mais completo, pois atingiu a pontuação geral de 266.559, contra 262.614 do OP6.

Por fim, o 3D Mark basicamente igualou os smartphones, pois no teste o OnePlus 6 atingiu uma pontuação de 4.680, contra 4.672 do Galaxy S9 Plus.

Portanto, em geral, o OnePlus 6 apresenta basicamente a mesma performance do Galaxy S9 Plus – o smartphone mais completo do mundo atualmente (conforme a AnTuTu) – porém custando cerca de metade do valor do top da Samsung.

Análise do OnePlus 6: bateria

O OnePlus 6 traz uma bateria de 3.300mAh, que já é considerada uma capacidade insuficiente para um top de linha. Porém no caso do OP6, o conjunto de hardware e software apresentou resultados satisfatórios e até acima da média.

Através do PCMark – aplicativo de testes de autonomia que simula o uso do dia a dia – os testes do Android Authority revelaram uma autonomia de até 5 horas de uso intenso, com a capacidade de brilho no máximo.

O resultado mostra que as escolhas da OnePlus de adotarem uma tela Full HD e uma interface limpa levaram o OnePlus 6 a um patamar de consumo eficiente, mesmo considerando que o dispositivo possui a tecnologia de carregamento Dash, que garante 60% de energia em apenas 30 minutos.

Análise do OnePlus 6: câmera

O OnePlus 6 traz um conjunto de câmeras com 16MP e 20MP, com abertura f/1.7 e ambas com estabilização eletrônica, além de recursos para melhorar fotos em low-light. A câmera frontal tem 16 megapixels e também traz estabilização eletrônica.

Definitivamente, são câmeras melhores em relação a geração anterior. Elas trazem um sensor Sony IMX 519, que possui 19% mais pixels que o 5T, produzindo assim imagens mais detalhadas e menos borradas em low light.

Porém, são câmeras que ficam devendo se comparadas aos recursos fotográficos trazidos por dispositivos concorrentes, como o Samsung Galaxy S9 Plus e Huawei P20 Pro. Confira algumas fotos em low light na galeria acima.

Análise do OnePlus 6: veredito

É fato que a OnePlus se especializou em entregar smartphones com excelente custo-benefício. E isso não é diferente para o OnePlus 6, já que temos os principais recursos que todos procuram num top de linha, por um valor que não é mais a realidade dos flagships.

Sendo assim, o OnePlus 6 é sim uma ótima aquisição, mesmo sem alguns recursos valorizados, como a certificação IP68 e as telas QHD. Ademais, temos uma construção belíssima e o melhor hardware do mercado por basicamente a metade do valor da concorrência.

Onde comprar OnePlus 6 pelo melhor preço

– Mercado Livre
– GearBest
– BangGood

Ofertas do Dia

Ofertas do AliExpress Ofertas da Amazon

Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerado pelas compras qualificadas efetuadas.

William Pompeo

Web designer gaúcho que adora novidades, apaixonado pela tecnologia e por tudo que ela possa oferecer. Idealizador e editor do site ComprasImportadas.com

E-mail YouTube Instagram Facebook Twitter

No YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=lAd3OU2wM9c
Publique seu comentário também no Facebook!