Monero

Monero (XMR) é uma criptomoeda que foi criada em 2014 com a proposta de ser totalmente segura, privativa e não-rastreável. Ou seja, é a moeda virtual da privacidade, oferecendo um nível muito maior que a Bitcoin ou qualquer outra de suas descendentes.

Para os desenvolvedores da Monero, uma moeda ideal (dinheiro) deveria ser: eletrônica, descentralizada e, principalmente, privada. A Monero foi criada para uma total e total privacidade. Todas as transações são completamente secretas.

Falta de privacidade é uma das grandes críticas sofridas pela Bitcoin. Enquanto todas as transações realizadas por Bitcoin são públicas, podendo ser acessadas por qualquer pessoa da rede, na Monero, somente quem tiver a “private view key” pode saber o balanço de uma determinada carteira.

Isto significa que somente o dono da carteira dessa moeda virtual e a pessoa que ele der a private view key (chave de visualização privada) podem saber onde e como determinada Monero foi gasta.

Na Monero, qualquer transação é privada e só se torna pública por escolha do detentor da moeda. As chamadas “ring signatures” e “stheath address” são usadas para manter a privacidade do remetente e destinatário das transações por Monero.

Mas apesar dessa criptomoeda parecer uma moeda obscura, ela é sim transparente, só que de uma maneira seleta. Por exemplo, um auditor pode fazer uma auditoria completa nas transações Monero de um remetente se possuir a chave privada. Isto é útil para uma instituição que pretenda receber donativos comprovados.

Monero significa “moeda” na língua Esperanto e tal como as demais criptomoedas, também é obtida através de “mineração”, a partir da resolução de cálculos aleatórios da rede.

Porém, diferente da Bitcoin, é baseada no sistema “CryptoNote”, que funciona a partir de um algoritmo de hashing denominado “CryptoNight” pensado para evitar a criação de “pools de mineração”, garantindo assim que a moeda fosse produzida de forma mais descentralizada e distribuída.

Depois de minerar ou comprar a moeda virtual, os donos dessa criptomoeda devem armazená-la numa carteira digital, como as carteiras disponibilizadas pelos sites MyMonero e MoneroAddress (este último para grandes quantidades).

A Monero tem crescido expressivamente nos últimos anos, alcançando um valor unitário de nada menos que US$ 315. Só pra termos uma ideia, em janeiro de 2017, uma única monero valia apenas US$ 10.

Isso significa que a criptomoeda valorizou 2606.07% no curto período de 12 meses, o que destacou a Monero no cenário mundial das moedas virtuais e fez novos investidores se interessarem pela moeda virtual.

Se você quer saber mais sobre essa criptomoeda, além de aprender como comprar Monero no Brasil, clique aqui.

Valor da Monero em tempo real

Ofertas do Dia

Ofertas do AliExpress Ofertas da Amazon

Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerado pelas compras qualificadas efetuadas.

William Pompeo

Web designer gaúcho que adora novidades, apaixonado pela tecnologia e por tudo que ela possa oferecer. Idealizador e editor do site ComprasImportadas.com

E-mail YouTube Instagram Facebook Twitter

No YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=gAvaQFmISGo
Publique seu comentário também no Facebook!