Entenda o IOF

O IOF (Imposto sobre operações financeiras) é um imposto criado pelo governo brasileiro para equilibrar as contas externas, objetivando reduzir os gastos dos brasileiros no exterior. Tal imposto é aplicado a qualquer tipo de operação de crédito, câmbio, seguro e operações relacionadas a títulos e valores mobiliários.

Dependendo da operação, as alíquotas (taxas) podem ser fixas, proporcionais, variáveis, progressivas ou regressivas. No nosso caso, o imposto cobrado sobre nossas compras, cai sobre o cartão de crédito e débito internacionais. E, desde 2011, o governo definiu que o IOF correspondente a compras feitas com cartão de crédito seria 6,38%.

Para economizar ao comprar, os consumidores passaram a utilizar o cartão de débito internacional, cartões pré-pagos (como o Neteller, meio de pagamento que ganhou força com o aumento de IOF em 2011), ou cheques de viagem (traveller checks), visto que, o IOF cobrado nessas formas de pagamento era bem inferior – 0,38%. Mas, em 28 de dezembro de 2013, através de decreto, o governo passou a cobrar o mesmo valor (6,38%), para estas formas de pagamento.

De acordo com o Ministério da Fazenda, o aumento do IOF visa “conferir isonomia de tratamento às operações com moeda estrangeira realizadas por meio de cartões de crédito internacionais”, evitando que um meio de pagamento seja preterido por outros em decorrência de sua estrutura de tributação.

Sendo assim, não há mais distinção na tributação dos meios de pagamento. Então, se você não usa o cartão de débito/pré-pago visando a cotação do momento (variação cambial), o jeito é voltar a usar o cartão de crédito.

Calculadora de IOF

Vai viajar para o exterior e quer saber quanto pagará de IOF?

Acesse nossa calculadora de IOF para compras no exterior, que mostra exatamente o quanto você vai pagar de Imposto sobre Operações Financeiras.

Câmbio e cartão de crédito

Lembre-se que as compras em moeda estrangeira no cartão de crédito estão sujeitas ao câmbio do dia do fechamento da fatura, o que pode acarretar em um descontrole nos gastos da viagem. Além disso, as tarifas praticadas pelos bancos e administradoras de cartão são maiores que o câmbio oficial.

Leia também:

William Pompeo

Web designer gaúcho que adora novidades, apaixonado pela tecnologia e por tudo que ela possa oferecer. Idealizador e editor do site ComprasImportadas.com

E-mail YouTube Instagram Facebook Twitter

Seja o primeiro a comentar em "Entenda o IOF"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*