Compras internacionais atrasadas? Saiba os motivos e onde reclamar

Não é de hoje que os brasileiros se queixam da demora na entrega das suas encomendas internacionais que às vezes podem ficar mais de 90 dias em trânsito até finalmente chegarem as suas casas.

Pois bem, antes de tudo, precisamos esclarecer distinções simples que a maioria das pessoas não leva em conta na hora de expressar sua reclamação.

Já foi falado aqui no Compras Importadas do crescimento expressivo do setor de e-commerce no Brasil nos últimos anos por multifatores, que incluem desde o aumento do número de internautas brasileiros convencionais até a ascensão dos smartphones e, consequentemente, a expansão da internet móvel e seus respectivos usuários no país.

A maioria dessas pessoas não está habituada aos prazos, tipos de fretes e as diferentes épocas do ano que maximizam o prazo deste tipo de transação.

Sabe-se que, dependendo da época do ano, o processo de fiscalização tende a demorar pelo aumento substancial na demanda de encomendas internacionais (ex: Natal), que não acompanha o número de servidores da Receita que realizam o despacho desses produtos. Portanto, em determinadas épocas do ano não há muito que fazer, temos de usar de parcimônia e esperar.

Mesmo assim, o fato de haver um grande crescimento no número de usuários da internet e internet móvel e por consequência maior demanda de trabalho para um número insuficiente de fiscais não é desculpa para haver atraso em todas as encomendas que fazemos.

É nesta situação que temos de agir e expressar nossa insatisfação. Esta claro que as pessoas não fazem sua parte, sua reclamação e, assim, o problema da carência no quadro de funcionários segue sem solução.

Contudo, para melhorar o sistema de entrega de compras internacionais, é nosso dever fazer uma reclamação formal no site da Ouvidoria da Receita Federal, procedimento bem mais simples e rápido que parece. Para isso, acesse o site e no canto inferior esquerdo, abaixo do menu clique na opção “Registre aqui a sua mensagem” (1 – ilustração 1).

Ilustração 1

Ilustração 1

Em seguida, você só precisa escrever a sua reclamação, informando se você é uma pessoa física ou jurídica e escolhendo a sua forma de resposta. Agora é só clicar em avançar para registrar o seu manifesto. Você pode acompanhar o processo e pronunciamento deles pela página inicial do site na guia “Consulte a sua mensagem” (2 – ilustração 1).

É preciso ressaltar que, se todos fizermos a nossa parte, o sistema ficará cada vez mais ágil e efetivo, porém, não esqueça de estar atento ao aumento da demanda por conta de datas festivas, como sitado ao longo deste artigo.

Leia também:

William Pompeo

Web designer gaúcho que adora novidades, apaixonado pela tecnologia e por tudo que ela possa oferecer. Idealizador e editor do site ComprasImportadas.com

E-mail YouTube Instagram Facebook Twitter

28 Comentárioss em "Compras internacionais atrasadas? Saiba os motivos e onde reclamar"

  1. As mercadorias chegam rapidamente no Brasil. O problema é o nosso sistema. Falta de vontade, de capacidade, de efetivo e equipamentos. O Governo Federal (que é o responsável), está tranquilo pois os usuários NÃO RECLAMAM. A Receita joga a culpa no efetivo dos correios e esse por sua vez não responde. Alguém já leu uma boa resposta da porcaria da tal “ouvidoria” dos correios? Claro que não!

    São pessoas que ocupam cargos para NÃO fazer nada. Aliás não sabem de nada!

    Ahhhh mas então vamos escrever para o Presidente dos correios, (Campos). Pois olha, o cara está sendo investigado pela Polícia Federal e certamente nem vai ler qualquer mensagem do povo.

    Agora estão reestruturando os correios e pelo jeito vai piorar. Esse órgão está no Vermelho. Faturam muito, mas desviam muito idem, aí não dá mesmo.

    Se esses políticos amaldiçoados conseguem abalar a arrecadação da Petrobrás, imagine outros órgãos.

    Nos E.U.A. as encomendas são entregues via China em 7 dias. O correio lá não dá prejuízo. Lá não tem choro, todos pagam Impostos. Não é 100% como aqui.

    Pagamos altos valores de Impostos para sustentar esses vagais que estão não só em Brasília, mas em todo o território Nacional. Podemos começar à mudar isso no ano que vem.

    Eu reclamei várias vezes aos correios e à Receita Federal. Você já fez isso?

    Em tempo: Geralmente estão fora do ar…! Porque me parece que tudo que é do governo é uma JOSTA!!!

  2. Ladilson Jr. | 18/05/2017 at 19:05 | Responder

    Olá Willian, gostaria de saber sobre essa encomenda RE461438621SE, pois a mesma foi liberada sem tributação no dia 19/01/17 e ate hoje nada! No caso gostaria de saber como proceder nessa situação? Pois ja tem mais de 140 dias em transito e nada de ser entregue! Se aconteceu com vc de uma encomenda demorar tanto assim? Ate breve!

    • Olá Ladilson. Provavelmente deve estar aguardando na pilha das encomendas internacionais a serem entregues. Recentemente tivemos uma greve dos Correios e isso certamente afetou as entregas internacionais. Portanto só nos resta ter calma. Abraço!

  3. Filipe Augusto | 15/05/2017 at 21:08 | Responder

    Boa noite, minha encomenda foi enviada dos estados unidos no dia 17/04, código de rastreio começa com cd e termina em br, ele chegou no Brasil em 3, ele foi taxado e liberado e foi encaminhado para minha cidade no dia 26/04, e até agora nada de chegar, achei estranho, vai completar 20 dias q ele tá vindo do rio de janeiro

  4. José carlos vieira | 06/04/2017 at 10:58 | Responder

    EH000719865SG.ola esse código geralmente chega em quanto tempo!Abraços e parabéns pela prestação do serviço que vc faz conosco!

  5. Ola Filipi, minha irma enviou um celular pra mim da italia por EMS no dia 13/02 e ate hoje dia 22/02 a encomenda so da em transito no site dos correios. já esta com 8 dias uteis. qual o tempo máximo de espera por uma encomenda via EMS?

    preciso me preocupar?

    se não chegar, o seguro me paga o valor declarado?

  6. Quando uma encomenda minha já está no Brasil e o correio demora a entregar. Mando um e-mail pra ouvidoria rapidinho eles dão um jeito de entregar.

  7. Olá! Fiz uma compra RU474557772CH, foi enviado no dia 12/12/16. Já fazem 44 dias e não chegou ao Brasil. O que devo fazer?

  8. Geysa kerolene | 16/01/2017 at 23:43 | Responder

    Gostaria de saber como faco pra localizar um produto que comprei no magnata moderno, a compr foi efetivada no dia13/11/16 e ate o momento pelo código que me deram não consigo localizar. Mando email e não respondem.

    O cod pra rastreamento foi: UR451275459YP.

    Se responder agradeço

    • William Pompeo | 17/01/2017 at 15:42 |

      Olá Geysa. Também não consigo rastrear a sua encomenda e é muito estranho porque o prazo para que as encomendas entrem no sistema de rastreamento é de no máximo de 15 dias e a sua foi realizada em 13 de novembro. Infelizmente em rápida pesquisa no Reclame Aqui, vi que essa loja tem uma péssima reputação, com muitas pessoas reclamando. Te aconselho a efetuar uma reclamação também no Reclame Aqui através desta página para que tenhas um posicionamento da loja. Mantenha-nos informados. Abraço!

  9. INGRID ARAUJO | 12/01/2017 at 13:19 | Responder

    Minha encomenda chegou em Curitiba dia 23/12 e foi encaminhada dia 30/12 e ainda não chegou na minha casa e o status continua o mesmo. RF464400545CN. O que fazer?

    • William Pompeo | 19/01/2017 at 14:37 |

      Olá Ingrid, pode prorrogar a tua proteção de compra diretamente no site do AliExpress, na guia das tuas encomendas, no teu perfil. Atrasos são comuns nessa época, fique tranquila.

  10. Tenho um pacote parado desde 28/11, sem noticias e o correio não acha pelo codigo.

    Algum lugar que eu possa verificar status atualizado?

    CC682585152FR

    • William Pompeo | 15/12/2016 at 18:32 |

      Olá Clara. A sua encomenda ainda não entrou no sistema. Normalmente esses dados demoram até 15 dias para serem disponibilizados e assim podermos rastrear nossos produtos. Entretanto agora, na época do Natal, este prazo costuma se estender e isso é perfeitamente normal, já que o volume de encomendas triplica. Mas não se preocupe. Continue acompanhando. Existem alguns aplicativos que te avisam a cada atualização dos dados em tempo real. Veja alguns aqui. Abraço!

  11. Thiago Ferreira | 04/12/2016 at 22:06 | Responder

    Olá, mandei um produto para reparo pros EUA no qual se encontra a fábrica de origem do produto. O mesmo já foi reparado e despachado para o Brasil. Desde 23/11 que o produto se encontra em Curitiba e até agora não foi liberado. O código eh 777758167946. No site diz que a mercadoria está em trânsito pro rio de Janeiro. Que houve atraso e que está em Curitiba desde 23/11/2016. Não sei se é por causa da época porem estou com receio de demorar receber meu produto ou mesmo nao receber.

    • William Pompeo | 08/12/2016 at 11:44 |

      Olá Thiago. Sim, provavelmente o atraso se dá por conta do fluxo intenso de encomendas de final de ano. Abraço!

    • Bom dia, fiz uma compra no aliexpress dia 20 de novembro,e ate hj não saiu da China. Não consigo rastrear pelos correios porque não consta aqui, e já se passaram mais de 45 dias, sera que chega? Sera que n foi extraviada sei lá. Queria muito minha encomenda, mas se continuar denotando vou abri disputa pq só tenho mais 27 dias de proteção da compra. Que saco!

  12. tenho encomendas RS204366988CN e RE438358915SE, já liberadas e nada, ta demorado.

    • William Pompeo | 25/11/2016 at 13:40 |

      Olá Celimar. É perfeitamente comum que ocorram atrasos após outubro, porque é a época onde o fluxo de encomendas se intensifica devido ao Natal. De qualquer forma, estenda o seu prazo de proteção por segurança. Abraço!

  13. Olá, preciso saber se tem algo que pode ser feito quando já fazem 6 meses que a mercadoria foi comprada e ainda não chegou.

    • William Pompeo | 11/10/2016 at 20:00 |

      Olá Cleonice. Dificilmente uma encomenda demora tanto tempo para ser entregue (salvo datas festivas como natal, por exemplo). Você precisa rastrear a tua encomenda usando o código localizador disponibilizado pelo vendedor para saber se ela está aguardando pagamento de impostos ou se já retornou para o país de origem. Caso tenha retornado, você precisará entrar em contato com a loja/vendedor para solicitar o reenvio ou reembolso (nem sempre isso é possível). Abraço!

  14. Gabriela Menezes | 19/09/2016 at 12:08 | Responder

    gostaria de saber eu tenho pra receber uma encomenda código de rastreamento: SYBAA02913425 chegou no brasil dia 29/06/2016 e até agora eu não recebi quero saber porque ainda não recebi?

    ainda está na alfândega e como está o andamento do meu objeto.pois eu estou desesperada por não saber noticias do meu objeto.pois o meu objeto vem da china.nem pelos correios consigo rastrear.obrigada.

    • William Pompeo | 29/09/2016 at 20:45 |

      Olá Gabriela. Alguns códigos não conseguimos rastrear porque eles se referem a encomendas postadas unicamente pelo serviço de Correios chinês de pequenos objetos, o qual possui frete muito barato e portanto não disponibiliza códigos de rastreamento. Mas não fique preocupada. As encomendas da China podem levar até 90 dias para serem entregues aqui no Brasil, principalmente a partir de outubro, pois iniciam-se os meses de festas. Em outros meses, normalmente este tempo compreende os 25-45 dias. Portanto a sua encomenda ainda está dentro do prazo e deverá chegar em breve. Abraço!

  15. Rubens Soares | 17/01/2016 at 20:28 | Responder

    muito bom, me esclareceu e tirou duvidas à respeito das minhas compras

  16. Helaine Magalhaes | 04/02/2015 at 14:04 | Responder

    sensacional a forma de como os usuarios sao tratados ,escolhendo um bem site e muito dificil ,perder dinheiro ,pois vcs estao ai pra nos orientar ,parabens e muito obrigado.e contamos sempre com estas ajudas nas compras internacionais e nacionais .

    • Filipe Schüler | 04/02/2015 at 15:32 |

      Obrigado, Helaine! Quando idealizamos o site era justamente para orientar aos usuários, ajudar quem comprava frequentemente ou pela primeira vez.

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*