Como aumentar a vida útil da bateria do seu smartphone

Atualmente, o novo melhor amigo do homem é o smartphone, esse pequeno aparelho que nos disponibiliza o mundo na palma da mão. E como um bom amigo, nossa obrigação é cuidar do dispositivo, começando pela bateria. A seguir, as dicas de ouro para aumentar a vida útil da bateria do seu smartphone.

Antes de mais nada, precisamos entender que a bateria não dura para sempre, por mais bem cuidada que ela seja. Sim, existe uma data de validade e desde o momento que ligamos o smartphone na tomada pela primeira vez, a bateria está em constante processo de degradação.

É claro que, atualmente, as baterias de lítio (Li-ion, Lion ou LiB) são muito mais inteligentes e “sabem” quando estão carregadas. A bateria é uma célula de energia que possui sensores e outras peças, como reguladores de tensão e um conector externo.

Aliado a um software inteligente, este hardware eletrônico monitora a eletricidade e temperatura que entra e sai da bateria, desligando-a quando atinge a capacidade máxima. Se detectado um pico de temperatura curto ou perigoso, o desligamento também é ativado instantaneamente.

Porém, mesmo com essas melhorias, é importante criarmos hábitos saudáveis para atingirmos o máximo de potencial de nossa bateria, fazendo com que sua vida útil atinja ao menos os 400 ciclos de carga para a qual foi projetada. Dito isto, vejamos as principais dicas para garantir tal processo:

Cuidados ao carregar o smartphone a noite

A primeira dica para aumentar a vida útil da bateria se refere à um hábito que a maioria das pessoas possui atualmente: carregar o smartphone durante a noite, quando vão dormir. Essa prática não é a mais indicada para a vida útil do aparelho, mas de qualquer forma deve ser realizada da maneira correta.

Quando a bateria é carregada, os íons de lítio carregados passam de um eletrodo para o outro através do eletrólito condutor, que é inflamável. O eletrólito fica muito quente neste momento e isso pode causar uma pequena explosão de fluido inflamável.

Antes de falarmos da forma correta, é importante dizer que existe uma exceção: o frio. Carregar um telefone aumenta consideravelmente a temperatura da bateria, o que – juntamente com frio – pode danificar uma bateria de lítio, conforme este gráfico da Battery University:

Dicas aumentar vida útil bateria

Por isso, é muito importante que o smartphone seja carregado longe de cobertores, travesseiros ou mesmo do seu corpo. Deixe o telefone carregando ao lado da cama, onde há espaço para “respirar”. Ademais, evite carregar seu smartphone com capas volumosas, como as capas de silicone de bichinho, por exemplo.

Faça mais cargas curtas

Como dito acima, a maioria das baterias de smartphones são projetadas para durar cerca de 400 ciclos. Portanto, a maioria das pessoas acha mais lógico completar ciclos inteiros, evitando assim as cargas curtas e o chamado “efeito de memória”.

O efeito de memória era um grande problema antigamente. As baterias “esqueciam” a capacidade não carregada regularmente e a longo prazo, passavam a diminuir sua capacidade de carga. Ou seja, se carregássemos a bateria sempre com 25% e tirando-a do carregador quando atingisse 75%, a longo prazo, ela pensaria que 25% é 0% e 75% é 100%.

Porém, as baterias de lítio não têm efeito de memória. Mas isso ficou tão enraizado nas pessoas, que muitas evitam as pequenas cargas, achando que isso irá acontecer. Mas como dito acima, cargas longas aquecem mais os componentes internos da bateria, o que a longo prazo significa menor vida útil.

Portanto, outra dica para aumentar a vida útil da bateria é priorizar pequenas cargas ao longo do dia. Esse hábito terá menos impacto do que as cargas longas, já que não colocam tanto estresse sobre os componentes internos do smartphone.

Usando outro carregador

A última dica para aumentar a vida útil da bateria é evitar o uso de outros carregadores que não sejam os fornecidos pela fabricante do seu smartphone. Sim, é normal esquecermos cabos na correria do cotidiano. Porém, cada smartphone foi projetado para um carregador específico. Não compre carregadores ou cabos baratos em camelôs, por exemplo.

Se você precisar de uma substituição ou de um carregador adicional, para usar no carro, por exemplo, compre o recomendado pela fabricante. Principalmente se o seu smartphone possuir alguma tecnologia de carregamento rápido, como Dash, Qualcomm Quick Charge, Adaptive Fast Charging, USB PD, etc.

E por falar em carregamento rápido, use-o com moderação. O carregamento rápido é conveniente mas sabe-se que ele afeta a vida útil da bateria, embora ninguém tenha certeza exatamente o quanto.

Por último, mas não menos importante, recicle cabos antigos quando mudar de telefone. Afinal de contas, a tecnologia de carregamento muda tão rapidamente que os cabos que você usou há algum tempo podem estar degradados ou mesmo podem não atender aos requisitos e especificações do seu novo smartphone, mesmo que o padrão seja igual.

Ofertas do Dia

Ofertas do AliExpress Ofertas da Amazon

Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerado pelas compras qualificadas efetuadas.

William Pompeo

Web designer gaúcho que adora novidades, apaixonado pela tecnologia e por tudo que ela possa oferecer. Idealizador e editor do site ComprasImportadas.com

E-mail YouTube Instagram Facebook Twitter

No YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=NvaPB3FbyPo
Publique seu comentário também no Facebook!