Como comprar online com segurança neste Natal

Assim que o Natal se aproxima, as promoções e ofertas de Natal invadem a internet e todos os meios de comunicação da rede. Pois é, chegou a hora de comprar os presentes de Natal!

Ofertas e descontos nos principais sites, redes sociais, e logo você se depara com uma super promoção com valores imperdíveis para aquele smartphone que há tempos você estava de olho.

O único problema é: você nunca ouviu falar daquela loja virtual. Ah! mas o preço está tão bom! Será que dá pra arriscar? A única opção é: não!

À seguir, as principais dicas pra não cair em ciladas ou golpes e comprar seus presentes pela internet com segurança neste Natal.

Natal 2018: escolha lojas com conexão segura

Uma das dicas mais importantes é verificar se o site da loja virtual desconhecida tem uma conexão protegida por uma encriptação SSL.

Diferente de uma página comum (HTTP), a página segura (HTTPS) garante uma segurança avançada quando você informa dados pessoais, como CPF e o número do cartão de crédito.

Para saber se uma loja virtual tem esse tipo de conexão, basta olhar a barra de endereços do navegador. Se houver um “https://?” antes do endereço da loja virtual, então é seguro!

Alguns navegadores, como Chrome, por exemplo, mostram um cadeado ao lado esquerdo do endereço dos sites que oferecem produtos para compras online.

Natal 2018: conheça a reputação da loja

Nem sempre as lojas virtuais tem uma conexão segura. E as vezes mesmo tendo um domínio HTTPS, não quer dizer que a loja virtual é confiável. Pois, basta pagar para ter um domínio desses e nem sempre as intenções do dono são boas.

Por isso, é importante que ao se deparar com ofertas e promoções para os presentes de Natal em lojas virtuais desconhecidas, você pesquise e conheça a reputação da loja.

Sites como Reclame Aqui nos dão esse tipo de informação. Eles reúnem dados que determinam uma reputação para outros sites. Informações sobre produtos, entregas e problemas e soluções oferecidas são compartilhados por quem já comprou. O que nos ajuda a descobrir se a loja virtual é confiável.

Algumas lojas virtuais oferecem descontos imperdíveis pra compras online com boleto bancário, uma das formas de pagamento menos confiáveis nessas situações. Boletos são compensados antes de recebermos os produtos, e é ai que mora o perigo. Muitos desses sites nem enviam os produtos. Aí fica difícil reclamar depois.

Então conheça a reputação do site de vendas antes de fazer suas compras online!

Natal 2018: e-mails falsos

Um dos maiores problema nas compras de Natal e outras datas festivas importantes são os e-mails falsos. É um dos meios preferidos para roubo de dados de quem faz compras online.

Muito desses e-mails parecem legítimos, são montados com a mesma estrutura, logo e informações de lojas verdadeiras. Mas, na verdade, se tratam de e-mails fraudulentos com promoções muito atrativas… e um link que vai para um site que antes que você perceba, instalou algo em seu navegador ou computador.

Se você receber e-mails que parecem bons demais pra serem verdade, ignore qualquer link ou botão. Veja o nome da loja virtual que supostamente enviou o e-mail, entra no site oficial e confira se a promoção realmente é real.

Lojas nacionais são os maiores alvos desse tipo de golpe. Mas cuidado, pois lojas internacionais, como Banggood, GearBest e AliExpress também podem sofrer esse tipo de tentativa de golpe.

Leia também:

William Pompeo

Web designer gaúcho que adora novidades, apaixonado pela tecnologia e por tudo que ela possa oferecer. Idealizador e editor do site ComprasImportadas.com

E-mail YouTube Instagram Facebook Twitter

Seja o primeiro a comentar em "Como comprar online com segurança neste Natal"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*