Análise Galaxy A71

Análise completa do Samsung Galaxy A71

O Samsung Galaxy A71 é o smartphone intermediário avançado que foi lançado em 2020, com a difícil tarefa de superar seu irmão mais velho e de grande sucesso, o Galaxy A70.

Paralelamente ao lançamento do Galaxy A71, também foi lançado o Samsung Galaxy A51, um smartphone intermediário mais simples que inevitavelmente é comparado ao Galaxy A71, em termos de custo-benefício.

Veja também:

Depois de alguns dias de teste, eis que entrego a análise do Galaxy A71 para você. A partir desta análise, poderemos dizer se o Galaxy A71 entrega um bom custo-benefício. Confira:

Galaxy A71: design e construção

Análise Galaxy A71

O Samsung Galaxy A71 foi construído numa carcaça de plástico e possui a traseira também de plástico. Somente a parte frontal do aparelho é de vidro e tem proteção Gorilla Glass 3.

Essas características contribuíram para o barateamento do valor do aparelho e para a leveza (179g). Porém, ainda sim, eu considero que o Galaxy A71 tem um alto valor que não justifica a construção.

Ademais, temos a possibilidade de expandir a memória do Galaxy A71, ao mesmo tempo que utilizamos dois chips de operadoras diferentes. O que ótimo.

Na parte inferior, temos uma entrada de 3,5mm para fones convencionais. Algo que as marcas estão abolindo nos smartphones, mesmo em modelos intermediários.

Quanto as câmeras, temos um furo frontal que abriga a câmera selfie do A71. E na parte traseira, temos o famoso design ‘cooktop’ que traz um jogo de 4 câmeras muito versátil.

Eu definitivamente gostei do design do Galaxy A71. É um design moderno e elegante e que, na minha opinião, supera a solução proposta pela concorrente, a Apple.

Galaxy A71: tela

O Galaxy A71 traz uma tela Super AMOLED de 6,7 polegadas sem a tecnologia HDR 10, presente nos modelos mais caros da marca. A tela tem uma leve curvatura nas laterais de 2,5d.

Independentemente disso, a tela entrega muita qualidade. Temos cores bem vividas, pretos muito profundos e um ótimo nível de contraste. Bem diferente da tela do Galaxy A51, que traz um nível de contraste deficitário.

Utilizando o brilho automático, essa tela é capaz de atingir os 515 nits. Uma configuração que garante o conforto, mesmo no uso sob luz solar intensa.

Durante o tempo que eu usei o Galaxy A71, não foi detectado nenhum tipo de vazamento de tela ou qualquer problema comum reportados nessas telas mais avançadas.

Galaxy A71: hardware e software

O Samsung Galaxy A71 vem com um chipset Snapdragon 730G, uma placa gráfica Adreno 618 e 6 GB de Ram.

Essa configuração de hardware, alinhada a interface da Samsung, One Ui 2.0, revelou uma experiência de fluidez, alta velocidade e alta performance nos jogos.

Durante o tempo que eu usei o Samsung Galaxy A71, não tive nenhum tipo de travamento ou lag no uso das aplicações ou jogos. Diferente do irmão mais simples, o Galaxy A51, que volta e meia travava e fechava aplicações.

A interface da Samsung, One Ui 2.0, estava muito fluída e trouxe várias opções de personalização e várias ferramentas úteis no uso diário, tais como ‘modo escuro’, ‘modo foco’ e ‘tela Edge’.

Galaxy A71: câmeras

O Samsung Galaxy A71 traz um jogo completo com 4 câmeras na parte traseira. A principal delas tem 64mp e uma abertura de f/1,8.

Eu testei essa câmera em diferentes situações de luz. E as fotos a seguir, foram tiradas sem o modo de 64mp ativado, já que esse modo não é indicado para grandes cenários, pois peca no pós-processamento de detalhes.

Como você pode ver, essas primeiras fotos foram tiradas em situação de luz alta e revelaram um ótimo trabalho fotográfico para o Galaxy A71.

O pós-processamento entrega muito detalhamento, mesmo com o modo HDR ativado. Também temos um jogo de cores bem saturado, o que me agrada muito.

Ademais, temos um ótimo nível de contraste. As fotos também revelam um bom controle do nível de exposição de luz, onde até mesmo o céu dos cenários manteve características preservadas.

Na foto acima, foi utilizada a lente da câmera grande angular do Galaxy A71 e o trabalho entregue foi muito bom. Temos um bom nível de detalhamento.

A seguir, você verá as fotos tiradas com as câmeras do Samsung Galaxy A71 em situações de luz baixa. Atente-se ao nível de ruído (detalhamento) e ao controle na exposição da luz.

Como você pode ver, nessas fotos o nível de ruído é mantido baixo. O que me deixou bem satisfeito. Há também um bom controle na exposição de luz, sendo possível ver até mesmo a janelas dos edifícios.

Abaixo, tem algumas fotos tirada com a câmera selfie, que em situações de luz alta entregou um bom trabalho, com bom controle da exposição de luz e nível de detalhamento.

Porém, em situações de luz baixa (segunda foto), a câmera selfie apresentou um trabalho deficiente e revelou sofrer principalmente com ruídos. Outras câmeras de smartphones da mesma faixa entregam um trabalho superior.

Abaixo eu ainda testei o ‘modo retrato’ e o ‘modo macro’ do Galaxy A71. Ambos entregaram trabalhos bons. No ‘modo retrato’, tivemos um bom corte e no ‘modo macro’, um bom nível de detalhamento.

Galaxy A71: bateria

Ao testar a bateria do Galaxy A71, eu obtive uma autonomia de 10% de jogatina por hora, com o nível de brilho da tela no médio. Uma boa autonomia, levando em conta o tamanho da tela.

No uso diário, ou Galaxy A71 mostrou que chega tranquilamente ao fim do dia, com cerca de 30% de bateria. Não é a melhor autonomia do mercado, mas ficou dentro da média.

Galaxy A71: vale a pena?

Considerando a queda progressiva no preço do Galaxy A71, eu posso sugerir que ele atingirá um ótimo custo-benefício dentro de alguns meses.

Comparando o A71 com o A51, posso afirmar que a aquisição do Galaxy A71 vale muito mais a pena. Já que nesse modelo, eu não tive qualquer tipo de travamento durante o tempo de uso e tive uma experiência fotográfica muito mais avançada.

Galaxy A71: onde comprar?

O Galaxy A71 é encontrado nas lojas virtuais abaixo:
Amazon Brasil
AliExpress
Banggood
Gearbest

Confira essa resenha também no canal do Youtube

Ofertas do Dia

Ofertas do AliExpress Ofertas da Amazon

Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerado pelas compras qualificadas efetuadas.