Comprei no AliExpress com o endereço errado, e agora?

Um dos erros mais comuns que ocorrem em compras do AliExpress é quando o comprador coloca o endereço de entrega errado. E se isso aconteceu com você, saiba que ainda pode ter solução!

Hoje, vamos te explicar o que fazer se você selecionou ou cadastrou o endereço errado na hora de finalizar uma compra no AliExpress. E também mostraremos como adicionar ou alterar seus endereços para evitar que isso aconteça novamente.

Coloquei o endereço de entrega errado no AliExpress, o que fazer?

Lamentamos informar, mas o AliExpress não permite que o endereço de entrega seja alterado após a confirmação da compra.

Mas mantenha a calma, pois você ainda pode tentar as seguintes soluções (em ordem):

Entrar em contato com o vendedor

A primeira coisa que você precisa fazer assim que perceber que finalizou a compra com o endereço errado no AliExpress, é entrar em contato com o vendedor explicando que você cometeu um erro com o endereço de entrega e que deseja alterá-lo.

Dependendo do status em que o pedido está, e da boa vontade do vendedor, pode ser que ele diga que não há problema em trocar o endereço. Nesse caso, você pode ficar tranquilo.

Porém, se houver demora na resposta, principalmente se for um vendedor com poucas vendas, o recomendado é que você solicite o cancelamento da compra.

Mas atenção: você só pode cancelar a compra antes do status atualizar para “Pedido enviado”.

Cancelar o pedido

Como citamos acima, você só pode cancelar um pedido do AliExpress se ele ainda não foi enviado.

Caso já tenha sido, o vendedor tem o direito de não aceitar o cancelamento. E nesse caso, também não adianta abrir uma disputa, pois o AliExpress não aceitará.

Ou seja, você tem que tentar convencer o vendedor a aceitar.

Faça o seguinte: mesmo que o vendedor não tenha respondido quando você pediu para mudar de endereço, escreva novamente para ele. Porém, desta vez, explique que você vai cancelar o pedido porque digitou o endereço errado e que vai comprar o produto novamente.

Essa tentativa é válida porque se o vendedor souber que não vai perder a venda, é mais provável que ele aceite o seu pedido de cancelamento.

Mas se ele não aceitar ou demorar muito a responder, tente a próxima alternativa.

Entrar em contato com os Correios

Bom, precisamos ter em mente que existem dois tipos de entrega: aquela em que o carteiro coloca a encomenda direto na caixa de correio ou no pátio, e aquela que somente pode ser entregue em mãos.

No primeiro caso, infelizmente não há muito o que fazer. Como se trata de um sistema diferente de entregas, o pedido será entregue no endereço cadastrado.

Mas, a tentativa é válida, então entre em contato e veja se você pode retira-lo no centro de distribuição.

Já se for uma entrega daquelas que exigem assinatura, acompanhe o rastreamento da sua encomenda e entre em contato com os Correios, ou a transportadora, assim que ela chegar na sua região.

Se o pedido estiver em seu nome, provavelmente eles irão permitir que você o retire na agência.

E caso nada disso dê certo, você ainda tem mais uma opção.

Negociar o reembolso parcial no AliExpress

Se nada do que você tentar der certo, mas a sua encomenda for uma remessa certificada (com assinatura), pode ser que a entrega seja negada com a alegação de que o destinatário não mora no endereço. Nesse caso, o pedido será devolvido para o vendedor.

Você saberá que isso aconteceu se o status do pedido constar como “devolvido ao remetente” ou “em processo de devolução”. E esse é o momento de negociar o reembolso parcial.

Para isso, entre em contato com o vendedor, conte tudo o que aconteceu, peça um reembolso parcial e diga que irá comprar o produto novamente.

Mesmo o vendedor não tendo a obrigação de fazer esse reembolso, eles costumam aceitar o pedido de quem diz que fará uma nova compra.

Como abrir uma disputa no AliExpress e solicitar o cancelamento total antes do recebimento

Como alternativa, você também pode abrir uma disputa para que o AliExpress cancele o envio ou a tentativa de entrega do seu produto. Para isso, siga o passo a passo abaixo:

1. Faça login e entre em “Meus Pedidos”;

2. Localize o produto da disputa e clique em “Ver Detalhes”;

3. Clique no botão “Abrir Disputa”.

Escolha as opções pertinentes e não esqueça de explicar de forma clara que solicitou que o vendedor mudasse o endereço ou cancelasse o envio do produto. Você precisa reconhecer o erro e informar que colocou o endereço errado. Tudo isso conta para que o Aliexpress fique a seu favor nessa disputa.

E para não passar por essa situação novamente, não se esqueça de modificar o seu endereço!

Como verificar se um produto do AliExpress tem devolução gratuita

Já imaginou passar por tudo isso e descobrir que o produto não é bem o que você esperava? Essa é uma situação muito chata, mas, felizmente, pode ser que você consiga devolver sem custo algum.

A Devolução Grátis é um serviço oferecido por alguns vendedores do AliExpress que permite que você devolva o produto comprado em até 15 dias após o seu recebimento, sem pagar nada por isso.

Isso pode ser feito se você não tiver gostado do produto ou se ele não for igual ao anunciado.

Para saber se um vendedor oferece o serviço de Devolução Grátis do AliExpress, é só procurar por esse símbolo no anúncio:

Mas lembre-se: Para que o reembolso total seja aceito, o produto precisa estar em perfeitas condições, sem marcas de uso.

Agora, vamos te ensinar como adicionar, alterar ou excluir endereços no AliExpress:

Mudar o endereço de entrega no aplicativo AliExpress

Faça o login, vá em “Minha conta” (canto inferior direito) e clique em “Endereço de entrega”. Logo, aparecerá a opção “Adicionar novo endereço”.

Preste bastante atenção na hora de colocar o endereço e não esqueça de verificar se o seu número de contato está correto. Isso é muito importante para que a empresa de transporte entre em contato em caso de dúvidas na hora da entrega.

Como salvar vários endereços no aplicativo AliExpress

Já que muita gente acaba pedindo para que as encomendas sejam entregues na casa de parentes, amigos ou até mesmo no trabalho, o app do AliExpress permite que você cadastre vários endereços.

Isso pode ser sim uma opção bastante prática para que não para em casa, mas é preciso ficar atento ao endereço que ficará salvo como principal, pois caso não seja mudado na hora da compra, seu pedido será entregue nele.

Para alterar o endereço de entrega para outro salvo, é só clicar em “definir como principal”.

Como mudar o endereço de entrega no site do AliExpress

Para alterar o endereço de entrega no site do AliExpress, basta logar, entrar em “Minha conta” (canto superior direito) e clicar em “Meus pedidos”.

Lá, você verá uma lista à esquerda com várias opções:

  • Escolha “Meu endereço de entrega”
  • Selecione “Adicionar meu endereço de entrega”
  • Preencha todas as caixas
  • Salve vários endereços
  • Se você tem diversos endereços salvos e quer alterar o principal, insira “Modificar” na caixa do endereço para o qual deseja alterar e marque a caixa “Salvar como principal”.

    Se você deseja editar algum endereço, clique em “Alterar” e salve as alterações.

    Lembre-se que é melhor excluir os endereços que não serão mais utilizados para evitar confusão. E se você tem dúvidas sobre qual endereço está como principal, é melhor verificar antes de fazer o pedido.

    Comentar

    William Pompeo

    Web designer gaúcho que adora novidades, apaixonado pela tecnologia e por tudo que ela possa oferecer. Idealizador e editor do site ComprasImportadas.com

    E-mail YouTube Instagram Facebook Twitter

    No YouTube

    https://www.youtube.com/watch?v=jd6ewHhEhRQ
    Publique seu comentário também no Facebook!

    Seja o primeiro a comentar em "Comprei no AliExpress com o endereço errado, e agora?"

    Comente isso

    Seu e-mail não será publicado.


    *