Notebook e Netbook – Qual escolher?

Com a popularização dos computadores portáteis, o mercado foi invadido por uma série de engenhocas muito parecidas esteticamente mas com preços bem distintos e que levam muitos consumidores a se arrepender do produto que adquirem porquanto este não possuir o desempenho esperado. Pois bem, isso é muito comum e, sendo assim, também é muito comum as pessoas se perguntarem quando vão adquirir tais produtos, se compram um notebook ou um netbook.

Por isso, vamos esclarecer aqui tal dúvida corrigindo primeiramente o questionamento que você deve se fazer, visto que, a pergunta correta é “O que vou fazer com esse computador?” ou “Para que preciso deste computador?” – Sim, pois obviamente a diferença gritante do preço do notebook para o netbook implica diretamente na sua capacidade de desempenho. Ou seja, cada produto foi criado para determinado uso.

O notebook é de fato um computador portátil. Ele reuni componentes de hardware que podem desempenhar as mesmas tarefas que um computador tradicional de mesa de acordo com suas especificações técnicas. Claro que para ter o mesmo desempenho de um computador tradicional, o hardware desenvolvido especificadamente para notebook (tecnologicamente equivalente) necessita de uma tecnologia mais avançada e consequentemente chega a custar o dobro do preço do desktop (computador de mesa).

Já o netbook é uma invenção relativamente recente. Inventado em 2007, ele conquistou o mercado rapidinho devido a seu tamanho extremamente reduzido e preços bem mais camaradas. Porém, o irmão menor do notebook não possui configuração para desempenhar tarefas complexas e rodar multi-aplicações como o notebook e computador de mesa tradicional. Por isso muitos consumidores acabaram por se decepcionar com o pequenino.

Contudo, avaliar a sua necessidade é imprescindível para efetuar uma boa compra. Se você precisa de um computador para somente navegar na internet, digitar documentos e apresentar projetos na faculdade ou no trabalho, você pode optar pela comodidade e leveza do netbook. Agora se você precisa de um computador que realize todas as tarefas equivalentes ao desktop, ai você precisa de um notebook e detalhe, nem todo notebook tem essa capacidade. Notebooks muito baratos geralmente possuem uma configuração não muito superior ao netbook. Portanto, pesquise bem os preços mas procure se informar com quem realmente entende do assunto e não com vendedores.

Idealizador, criador e editor do Compras Importadas.

Buscas relacionadas

Seja o primeiro a comentar em "Notebook e Netbook – Qual escolher?"

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*